O que é um ferro de solda, ferramenta usada por Bolsonaro para violar tornozeleira eletrônica

Por Redação, com g1 23/11/2025 16h04
Por Redação, com g1 23/11/2025 16h04
O que é um ferro de solda, ferramenta usada por Bolsonaro para violar tornozeleira eletrônica
Tornozeleira danificada - Foto: Reprodução

O ex-presidente Jair Bolsonaro teve prisão preventiva decretada neste sábado (22), depois de tentar violar a tornozeleira eletrônica com um ferro de solda. A atitude foi assumida pelo ex-presidente depois que o Centro de Monitoração da Secretaria de Administração Penitenciária do Distrito Federal recebeu um alerta de que havia algo grave com a tornozeleira de Jair Bolsonaro.

O ferro de solda é uma ferramenta usada para unir peças metálicas por meio de calor. É um item comum em bancadas de eletrônicos, oficinas e muito utilizado para pequenos reparos em casa.

A ferramenta funciona a partir de uma resistência interna que transforma energia elétrica em altas temperaturas, suficientes para derreter a liga metálica conhecida como solda, de acordo com as normas técnicas previstas na ABNT (NBR NM 60335-2-45), baseada na IEC 60335-2-45, uma norma da Comissão Internacional Eletrônica).

A ponta aquecida, geralmente feita de cobre, pode chegar a mais de 400 °C. Quando encosta na solda, derrete o material e permite que ele se espalhe entre dois componentes. Ao esfriar, essa solda solidifica e cria uma conexão firme, garantindo contato elétrico e resistência mecânica.

O equipamento é mais comumente usado para montar e consertar placas eletrônicas, fixar fios e reparar aparelhos domésticos.

A liga metálica utilizada com o ferro de solda é, tradicionalmente, uma mistura de estanho e chumbo, que cria um material de preenchimento para unir componentes eletrônicos ou peças metálicas.