Antes de ser preso, Bolsonaro tentou violar tornozeleira eletrônica durante manifestações de apoio
Jair Bolsonaro (PL) foi preso na manhã deste sábado (22/11) por ordem do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), por descumprir reiteradamente medidas cautelares e representar risco de obstrução de Justiça. A decisão, preventiva, foi tomada antes da fase de execução da pena de 27 anos e 3 meses imposta ao ex-presidente no inquérito do golpe. A Polícia Federal cumpriu a ordem pouco depois das 6h no Condomínio Solar de Brasília, no Jardim Botânico, e levou Bolsonaro para a Superintendência Regional da corporação no Distrito Federal.
A ação começou ainda de madrugada, com agentes posicionados nos acessos do condomínio e reforço da vigilância que já monitorava a casa do ex-presidente 24 horas por dia desde agosto. Por volta de 6h05, os policiais bateram à porta e entraram de forma discreta, evitando qualquer aglomeração de apoiadores. Bolsonaro foi informado da ordem de prisão ainda no quarto e não apresentou resistência, segundo relatos.
O comboio deixou o condomínio às 6h32 em dois carros descaracterizados e uma viatura de apoio. Às 6h54, o ex-presidente já estava na Superintendência da PF, que rapidamente foi isolada para reforço de segurança.
POR QUE BOLSONARO ESTAVA EM PRISÃO DOMICILIAR
A prisão preventiva determinada hoje se apoia em um histórico de violações. Bolsonaro estava em prisão domiciliar desde 4 de agosto, após Moraes considerar que o ex-presidente descumpriu uma série de cautelares impostas em 18 de julho, em um inquérito da PGR que apura obstrução de Justiça e atentado à soberania.
Entre as restrições determinadas pelo STF estavam:
uso de tornozeleira eletrônica;
recolhimento noturno;
proibição de contato com diplomatas;
proibição de transmissões on-line e uso de redes sociais.
Apesar disso, Bolsonaro manteve lives, aparições públicas e comunicação com aliados. Os episódios decisivos ocorreram nos dias 3 e 4 de agosto:
Nikolas Ferreira exibiu um vídeo de Bolsonaro em chamada durante manifestação;
Flávio e Carlos Bolsonaro divulgaram vídeo do pai falando com apoiadores;
O ex-presidente circulou livremente por Brasília no dia 4, padaria, barbearia, lotérica e sede do PL, mesmo com tornozeleira e restrições vigentes.
Todo esse conjunto foi entendido pelo STF como desrespeito deliberado às ordens judiciais, resultando na prisão domiciliar.
Últimas Notícias
Justiça Eleitoral mantém cassação do MDB em Messias
Camila Kfouri, filha do jornalista Juca Kfouri, morre aos 48 anos
Eleições 2026: segundo turno em Alagoas registra aumento no comparecimento e redução da abstenção
Candidaturas e partidos têm até 3 de novembro para prestar contas do 1º turno
Advogado Ronald Pinheiro solicita prisão de casal acusado de matar gata na Ponta Verde
Vídeos mais vistos
Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca
Ministro dos Transportes vistoria obras do VLT em Arapiraca
Inauguração do Restaurante Popular
Campanha 'Eu sou queridinho'

