Zema critica Lula, diz que ‘Brasil vive uma carnificina diária’ e defende múltiplas candidaturas da direita em 2026
Governador de Minas Gerais afirma que o presidente ‘é pró-crime’, cita mais de 40 mil homicídios por ano no país e reforça que sua pré-candidatura à Presidência seguirá ‘até o final’
O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Partido Novo), fez duras críticas ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao comentar o avanço da criminalidade no país. Segundo ele, o atual governo dá “aval” ao crescimento da violência e teria recebido “noventa por cento ou mais dos votos do presidiário”, em referência ao apoio de presos nas eleições.
Zema mencionou os números de homicídios para embasar suas declarações. Ele afirmou que o Brasil registra “mais de 40 mil assassinatos por ano”, lembrando que o índice já superou 60 mil. O governador comparou o cenário a “um avião grande caindo todos os dias”.
“É só acompanhar: 120 mortos por dia, 130 , 140. O brasileiro parece que acostumou. E nós temos um presidente que dá aval para isso. É preciso parar com essa carnificina”, disse.
Direita dividida? Zema diz que a leitura é oposta
Ao tratar do panorama eleitoral para 2026, Zema voltou a defender sua pré-candidatura ao Planalto, anunciada em dezesseis de agosto. Ele afirmou ter comunicado sua decisão ao ex-presidente Jair Bolsonaro antes do anúncio público e relatou que Bolsonaro considerou positiva a existência de vários nomes no campo conservador.
“Quanto mais candidatos a direita tiver, melhor”, afirmou o governador, explicando que a pluralidade de nomes amplia a mobilização regional e fortalece o bloco político. Zema acrescentou que apoiará qualquer candidato de direita que chegar ao segundo turno caso ele próprio não avance. “Isso mostra que a direita está forte, não dividida”, declarou.
Críticas à segurança pública
Zema reforçou que, em sua avaliação, o governo federal falha no enfrentamento ao crime organizado. Para ele, “fica muito claro que não podemos esperar nada do Lula com relação à segurança pública”.
Últimas Notícias
Presidente da Colômbia diz ter escapado de complô para assassiná-lo
COI proíbe ucraniano de usar capacete com fotos de mortos na guerra
Ex-Corinthians, Élton Arábia anuncia retorno ao futebol aos 39 anos
Botafogo assina primeiro contrato profissional de goleiro Bruninho Samudio
Polícia Federal apreendeu R$ 9,5 bilhões do crime organizado em 2025
Vídeos mais vistos
Delegado detalha prisão de autor de homicídio no Bosque das Arapiracas
Ordem de Serviço para pavimentação em bairros de Arapiraca
Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca
Inauguração do Centro de Convenções de Arapiraca

