Incêndio atinge Pavilhão dos Países e paralisa atividades na COP30, em Belém
Um incêndio atingiu o Pavilhão dos Países, na Zona Azul da COP30, em Belém (PA), na tarde desta quinta-feira (20), e obrigou a interrupção imediata das atividades da Conferência do Clima. O fogo foi controlado em cerca de 30 minutos e não há registro de feridos.
As equipes de segurança ordenaram a evacuação completa da área, o que resultou na paralisação dos trabalhos na principal zona da conferência. A Zona Azul — ou Blue Zone — é onde ocorrem as negociações entre ministros e representantes internacionais, além de concentrar os estandes que apresentam projetos e iniciativas dos países participantes.
A UNFCCC, entidade da ONU responsável pela COP30, informou que o Corpo de Bombeiros realizou uma checagem de segurança após o incêndio e anunciou que uma atualização oficial deve ser divulgada por volta das 16h.
Imagens feitas por participantes e trabalhadores mostram o momento exato em que as chamas começaram e revelam parte do pavilhão completamente destruída. A área afetada fica na entrada da Blue Zone, onde funcionam os estandes das delegações internacionais e organizações parceiras.
O governador do Pará, Helder Barbalho, informou que duas hipóteses estão sendo investigadas: falha em um gerador ou um curto-circuito em um dos estandes. Técnicos que estavam no local relataram ter visto o início das chamas antes da propagação rápida do fogo.
O incidente acontece uma semana após a ONU enviar uma carta ao governo brasileiro cobrando ações urgentes para solucionar falhas de segurança e problemas estruturais identificados no evento. O documento apontava vulnerabilidades como portas sem monitoramento, número insuficiente de seguranças e ausência de garantias de resposta rápida por parte das forças estaduais e federais.
A ONU também destacou problemas de infraestrutura, incluindo calor excessivo nos pavilhões, falhas na climatização, infiltrações provocadas pela chuva e riscos associados à presença de água próxima a instalações elétricas.
Últimas Notícias
Presidente da Colômbia diz ter escapado de complô para assassiná-lo
COI proíbe ucraniano de usar capacete com fotos de mortos na guerra
Ex-Corinthians, Élton Arábia anuncia retorno ao futebol aos 39 anos
Botafogo assina primeiro contrato profissional de goleiro Bruninho Samudio
Polícia Federal apreendeu R$ 9,5 bilhões do crime organizado em 2025
Vídeos mais vistos
Delegado detalha prisão de autor de homicídio no Bosque das Arapiracas
Ordem de Serviço para pavimentação em bairros de Arapiraca
Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca
Inauguração do Centro de Convenções de Arapiraca

