Júri absolve PM que baleou e matou campeão de jiu-jítsu Leandro Lo em SP
Após três dias de julgamento, um policial militar foi absolvido nesta sexta-feira (14), em São Paulo, pelo assassinato do campeão mundial de jiu-jítsu Leandro Lo, de 33 anos.
O crime foi registrado em 7 de agosto de 2022 dentro do Clube Sírio, no bairro de Indianópolis, na Zona Sul. Leandro morreu após ser baleado na cabeça durante um show. O PM se entregou à Corregedoria e estava preso desde então no presídio militar Romão Gomes.
O julgamento dele teve início na quarta-feira (12) no plenário 6 do Fórum Criminal da Barra Funda, Zona Oeste. Os jurados entenderam que o PM agiu em legítima defesa, tese defendida por seus advogados.
Segundo g1 apurou, o homem já teve o alvará de soltura expedido pela Justiça e sairá do presídio da PM Romão Gomes, na Zona Norte. A data ainda não foi definida.
"A Justiça prevaleceu e o arbitrio foi afastado", afirmou Cláudio Dalledone Jr, advogado de defesa do policial sobre o resultado do júri.
Ao g1, Fátima Lo, mãe de Leandro Lo, afirmou que irá recorrer à decisão, "pois não teve justiça".
João Carlos Calsavara, promotor responsável pela denúncia do Ministério Público contra Velozo, definiu o júri como "complicado, com nulidades" e que acredita que a decisão será anulada.
Em setembro de 2022, a Justiça aceitou a denúncia do Ministério Público contra o policial e o tornou réu por homicídio triplamente qualificado.
As qualificadoras colocadas foram: por motivo torpe; com emprego de veneno, fogo, explosivo, asfixia, tortura ou outro meio insidioso ou cruel, ou de que possa resultar perigo comum; e à traição, de emboscada.
No dia 23 de maio de 2023 foi realizada a primeira audiência de instrução. A Justiça ouviu pela primeira vez o policial militar que, segundo o advogado de defesa, Claudio Dalledona, explicou "todos os pontos que lhe diziam respeito e que motivaram a ação defensiva".
O julgamento do PM deveria ter ocorrido em maio de 2025, mas foi adiado pela Justiça antes mesmo de começar sob a alegação de que a defesa do réu sofreu cerceamento no processo.
Remarcado para agosto, o júri foi suspenso novamente por decisão judicial, dessa vez após um bate-boca entre o Ministério Público (MP) e advogados do acusado.
Como foi o júri
O primeiro dia de júri popular terminou por volta das 22h de quarta-feira (12), com duas testemunhas de acusação ouvidas.
A expectativa da Promotoria era de que o policial fosse condenado a pelo menos 20 anos de prisão, em razão das três qualificadoras do crime. Conforme a acusação, o suspeito quis atirar na cabeça da vítima, que chegou a ser socorrida e levada para um hospital, onde morreu.
Foram ouvidas nove testemunhas, entre aquelas da acusação e da defesa, além do acusado. Depois ocorreram debates entre os promotores do MP e assistentes da acusação e os advogados do PM. O militar foi ouvido nesta sexta-feira (14).
Ao menos quatro dos sete jurados (cinco mulheres e dois homens) votaram para absolver o acusado. A sentença, então, foi dada pela juíza Fernanda Jacomini, da 1ª Vara do Júri.
PM foi reintegrado
Em outubro deste ano, a Justiça comum atendeu pedido da defesa do policial e anulou a decisão do governo de São Paulo, que havia demitido o PM, deixando de pagar os salários dele.
Além de ser reincorporado à corporação, ele voltou a receber os pagamentos mensais de mais de R$ 14 mil. Sobre essa decisão judicial, a SSP informou que "até o momento o Estado não foi intimado a respeito." Também por nota, a PM respondeu que "não comenta decisões judiciais".
Leandro foi campeão mundial de jiu-jítsu por oito vezes. A última conquista, na categoria meio-pesado, foi em 2022, a primeira em 2012, na categoria peso-leve. Nas redes sociais, ele narra os dois títulos como “as duas conquistas mais importante da carreira”.
Últimas Notícias
Presidente da Colômbia diz ter escapado de complô para assassiná-lo
COI proíbe ucraniano de usar capacete com fotos de mortos na guerra
Ex-Corinthians, Élton Arábia anuncia retorno ao futebol aos 39 anos
Botafogo assina primeiro contrato profissional de goleiro Bruninho Samudio
Polícia Federal apreendeu R$ 9,5 bilhões do crime organizado em 2025
Vídeos mais vistos
Delegado detalha prisão de autor de homicídio no Bosque das Arapiracas
Ordem de Serviço para pavimentação em bairros de Arapiraca
Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca
Inauguração do Centro de Convenções de Arapiraca

