Polícia Civil participa da 11ª Bienal do Livro de Alagoas e apresenta relatório do Observatório Alagoas de Igualdade de Gênero
A Polícia Civil de Alagoas participou, mais uma vez, da 11ª Bienal do Livro de Alagoas, realizada no Centro de Convenções Ruth Cardoso.
Neste sábado (8), ocorreu a apresentação oficial do Relatório do Primeiro Semestre de 2025 do Observatório Alagoas de Igualdade de Gênero, seguida por uma roda de conversa com o público presente, na Sala Ponta Verde.
O Observatório é resultado de uma parceria entre a Universidade Federal de Alagoas (Ufal), a Polícia Civil do Estado de Alagoas e o Centro de Defesa dos Direitos da Mulher (CDDM).
A Polícia Civil é representada no Observatório pela delegada Ana Luiza Nogueira, coordenadora das Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher (DEAMs) de Alagoas, que atua como uma das coordenadoras do projeto. A agente da PCAL Mariana Costa, também compõe a equipe.
O relatório foi elaborado com base nos Boletins de Ocorrência (BO’s) registrados em todo o estado, conforme os dispositivos da Lei nº 11.340/2006 — a Lei Maria da Penha.
O estudo foi desenvolvido por pesquisadoras, bolsistas e colaboradoras das três instituições, em uma abordagem interdisciplinar que integra os campos jurídico, social e estatístico.
A análise dos dados visa compreender as dinâmicas da violência de gênero em Alagoas e oferecer subsídios para o aprimoramento das políticas públicas voltadas à prevenção, resolução e repressão desses crimes.
Na noite deste sábado, a apresentação dos resultados foi conduzida pela agente de Polícia Civil Mariana Costa, pela professora doutora da Ufal, Andrea Pacheco, e pela advogada Paula Lopes, fundadora do CDDM.
Durante sua fala, a agente de polícia Mariana Costa destacou a importância do trabalho conjunto entre as instituições e o impacto do Observatório na formulação de políticas de enfrentamento à violência. “A integração entre pesquisa, ação policial e atuação social permite compreender melhor o fenômeno da violência de gênero e desenvolver respostas mais efetivas. O relatório reforça nosso compromisso em transformar dados em instrumentos de proteção e cidadania”, afirmou.
Após a apresentação, o público participou de um momento de diálogo e perguntas, promovendo uma troca de ideias sobre o enfrentamento à violência contra as mulheres.
“A atuação da Polícia Civil de Alagoas reforça o compromisso da instituição com a defesa dos direitos humanos e o enfrentamento à violência de gênero em todas as suas formas”, disse a delegada Ana Luiza Nogueira.
Últimas Notícias
Bombeiros encontram corpo de servidor público que desapareceu em enxurrada em Petrópolis
Calcinha gigante iluminada vira decoração de Natal em cidade de MG
Incêndio atinge estabelecimento comercial de materiais de construção no bairro Primavera
Homem agride a própria mãe e é preso em flagrante em Coité do Nóia

