Casa do Empreendedor de Penedo é alvo de vandalismo na madrugada deste domingo (9)
A Prefeitura de Penedo, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Comércio e Indústria (SEDECIN), lamenta e repudia o ato de vandalismo registrado na Casa do Empreendedor José Carlos Dalles, localizada no centro histórico da cidade.
O incidente ocorreu na madrugada deste domingo (9). Segundo informações repassadas pelo Chefe da Guarda Patrimonial Municipal, Oliveira, durante o patrulhamento de rotina os guardas identificaram a porta de vidro principal destruída, indício de que o local foi alvo de depredação.
“Aparentemente não foi levado nada, só o vidro que foi estraçalhado. Já está com o guarda aqui aguardando o responsável pela Casa para as providências cabíveis”, afirmou Oliveira.
A equipe da Guarda Municipal adentrou o espaço e verificou que nenhum equipamento ou mobiliário foi furtado, caracterizando, até o momento, o ato como vandalismo puro. A guarnição permanece no local, garantindo a proteção do patrimônio público até a chegada da equipe da SEDECIN, que fará uma avaliação detalhada dos danos.
Inaugurada em 19 de agosto de 2025, a Casa do Empreendedor tem como missão fomentar o desenvolvimento econômico local, oferecendo suporte a microempreendedores, espaço de coworking, capacitações e um Ponto de Atendimento Virtual da Receita Federal.
A Prefeitura de Penedo já acionou o sistema de monitoramento do programa Penedo Seguro, que possui câmeras nas imediações e poderá auxiliar na identificação dos responsáveis pelo crime.
Valorização do patrimônio público
A gestão municipal reforça que a Casa do Empreendedor é um símbolo da política de Inovação e Crescimento, voltada à geração de oportunidades e fortalecimento dos negócios locais. Danificar um bem público é um ato que prejudica toda a coletividade, atrasando o trabalho voltado ao desenvolvimento da cidade.
Na última sexta-feira (7), há poucos metros da Casa do Empreendedor, a Prefeitura de Penedo também registrou outro ato de depredação: um contêiner de lixo público foi completamente danificado, evidenciando mais um episódio de vandalismo contra o patrimônio municipal. A situação reforça a necessidade de conscientização e respeito aos bens coletivos, que são adquiridos com recursos de toda a população e têm como objetivo manter a cidade mais limpa, organizada e acolhedora.
A Prefeitura pede o apoio da população para denunciar atos de vandalismo através dos canais oficiais ou diretamente à Guarda Municipal. Preservar os espaços públicos é um dever de todos e um ato de cidadania.
De acordo com o Código Penal Brasileiro (art. 163), causar dano a patrimônio público é crime, sujeito a detenção e multa, podendo se agravar conforme a extensão dos prejuízos.
Últimas Notícias
Bombeiros encontram corpo de servidor público que desapareceu em enxurrada em Petrópolis
Calcinha gigante iluminada vira decoração de Natal em cidade de MG
Incêndio atinge estabelecimento comercial de materiais de construção no bairro Primavera
Homem agride a própria mãe e é preso em flagrante em Coité do Nóia

