Anvisa proíbe duas substâncias usadas em esmaltes e unhas em gel por risco de câncer e infertilidade
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou uma resolução que proíbe o uso de duas substâncias químicas em produtos de higiene pessoal, cosméticos e perfumes.
A medida tem como objetivo proteger consumidores e profissionais de beleza contra riscos de câncer e problemas reprodutivos, reforçando o compromisso da agência com a segurança sanitária e o bem-estar da população.
As substâncias banidas são o TPO (óxido de difenil [2,4,6-trimetilbenzol] fosfina) e o DMPT (N,N-dimetil-p-toluidina), também conhecido como dimetiltolilamina (DMTA). Elas são usadas principalmente em produtos para unhas artificiais e esmaltes em gel, que precisam ser expostos à luz ultravioleta (UV) ou LED para endurecer.
De acordo com estudos internacionais, o DMPT é potencialmente cancerígeno, enquanto o TPO é tóxico para a reprodução, podendo prejudicar a fertilidade. Esses achados levaram a Anvisa a tomar uma decisão preventiva, uma vez que o uso constante dessas substâncias pode causar efeitos acumulativos nocivos à saúde — especialmente entre profissionais de salões de beleza que têm contato frequente com esses produtos.
“Ainda que o risco ocupacional seja mais intenso, usuárias e usuários também estão sujeitos aos efeitos nocivos decorrentes da exposição. Cabe ao Estado atuar preventivamente, evitando a perpetuação de risco sabidamente evitável”, afirmou a diretora da Anvisa, Daniela Marreco, relatora do processo.
Com a nova resolução, o Brasil se alinha às normas de segurança da União Europeia, que também proibiu recentemente o uso dessas substâncias. A medida impede que produtos considerados inseguros em outros países continuem sendo fabricados, importados ou vendidos no mercado nacional.
A resolução define prazos para a adequação do setor: a proibição é imediata para a fabricação, importação e registro de novos produtos contendo TPO ou DMPT. As empresas têm até 90 dias para encerrar a venda e o uso de itens que já estão nas prateleiras. Após esse prazo, a Anvisa cancelará todos os registros existentes, e os produtos deverão ser recolhidos do comércio.
Últimas Notícias
Prefeitura de Penedo divulga programação da Semana da Pátria e ordem do Desfile Cívico
Memphis decide ir à Justiça e cobrará R$ 180 milhões do Corinthians
Rod Stewart cancela turnê para se recuperar de procedimento no coração
Identificado homem que morreu após se engasgar com cuscuz em Arapiraca
Agreste Saneamento oferece curso gratuito de eletricista industrial em Arapiraca
Vídeos mais vistos
Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca
Inauguração do Centro de Convenções de Arapiraca
Projeto Raízes de Arapiraca lança sua 23ª edição no Partage Shopping
Grupo Coringa monta tradicional barraca no Partage Arapiraca

