Hospital de Emergência do Agreste leva conscientização sobre a prevenção do AVC durante evento em Arapiraca
O público participou ativamente da 3ª edição do “AVC na Praça”, ação educativa promovida pelo Hospital de Emergência do Agreste (HEA), por meio da Unidade de AVC, com o tema “Cada Minuto Conta”. Realizado na Praça Marques da Silva, no Centro de Arapiraca, o evento levou informação, prevenção e atendimento à comunidade, celebrando o dia 29 de outubro, Dia Mundial de Conscientização sobre o AVC, conhecido popularmente como “derrame”.
Durante o “AVC na Praça”, foram oferecidos serviços de aferição de pressão arterial e glicemia capilar. Também foi realizada uma distribuição de material educativo que trazia orientações diretas sobre os sinais de alerta do AVC, fatores de risco e formas de prevenção. A ação também contou com atividade física.
A diretora-geral do HEA, Bárbara Albuquerque, destacou a importância do contato direto com o público. “Estar junto das pessoas, conversando, tirando dúvidas e compartilhando informação é um dos papéis mais importantes da saúde pública. Cada orientação pode representar uma vida preservada. Essa ação renova o compromisso do nosso hospital com a prevenção e a promoção da saúde em nossa região”, afirmou a gestora.
Com quatro anos de funcionamento, a Unidade de AVC do HEA é referência para a II Macrorregião de Saúde, que abrange 46 municípios do Agreste, Sertão e Baixo São Francisco. O serviço tem recebido certificados internacionais de excelência, reconhecendo o trabalho da equipe multiprofissional na organização dos fluxos e no atendimento rápido e eficaz aos pacientes vítimas de AVC.
A médica neurologista Guacyra Almeida, coordenadora médica da Unidade de AVC do HEA, ressaltou o impacto da atividade. “Foi um momento importante de integração entre hospital e comunidade. Estar na praça, ouvindo as pessoas e levando orientações claras sobre os sinais do AVC é uma forma de salvar vidas. Agradeço a todos os profissionais, estudantes e parceiros que contribuíram para o sucesso da ação”, disse.
Dona Maria Elza Mendes, de 61 anos, aproveitou o “AVC na Praça” para receber atendimento e orientações. “Achei muito bom. O atendimento foi ótimo, todo mundo muito educado. Descobri que minha pressão está um pouco alta, e vou cuidar direitinho”, relatou.
O casal Jane Lécia e Flaudízio também participou da atividade e elogiou a iniciativa. “A informação é o primeiro passo para o cuidado. Aqui, no “AVC na Praça”, a explicação foi rica e o trabalho está de parabéns”, disse a psicopedagoga.
A ação contou com a colaboração de residentes em saúde do HEA, estudantes de Enfermagem do Campus Arapiraca da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), e da Uninassau Arapiraca, além de estudantes do curso técnico em Enfermagem do Ceproal e da Faculdade Santa Bárbara, que vivenciaram a prática do cuidado fora do ambiente hospitalar.
A estudante Maria José dos Santos, da Faculdade Santa Bárbara, avaliou a experiência como um aprendizado marcante. “É uma oportunidade de colocar em prática o que aprendemos e conscientizar as pessoas sobre uma doença silenciosa. Ainda há muito tabu e descuido, principalmente entre os homens, e falar sobre prevenção é essencial”, afirmou.
Universitária da Uninassau Arapiraca, Ana Vitória de Santos, destacou a importância da aproximação entre teoria e prática. “Sair da sala de aula e trazer esse conhecimento para a população é gratificante. É uma troca que fortalece nossa formação e ajuda a sociedade”, ressaltou a estudante de Enfermagem.
Últimas Notícias
Idoso de 74 anos morre após voo da Gol sofrer falha no ar-condicionado e pousar em Belo Horizonte
Após irregularidades, IMA suspende licença da Braskem para demolições no Pinheiro, em Maceió
Reitor da Ufal destaca edição da Bienal como a mais inclusiva da história de Alagoas
Bebê de Menos de 1 Ano é encontrado morto em caixa d'água na zona rural de Coruripe
Aulão Bora Vencer mobiliza mais de 2.500 estudantes em Maceió e encerra turnê de sucesso em Alagoas
Vídeos mais vistos
Morte em churrascaria de Arapiraca
Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca
Superintendente da SMTT fala sobre mudanças no trânsito de Arapiraca
Deputado Daniel Barbosa lança livro na Casa da Cultura

