Pesquisa inédita descobre pegadas de dinossauros de mais de 100 milhões de anos na Amazônia
Pesquisadores da Universidade Federal de Roraima (UFRR) descobriram pegadas fossilizadas de dinossauros com mais de 100 milhões de anos no município de Bonfim, ao Norte de Roraima. Esse é o primeiro registro de pegadas dos animais pré-históricos encontrado na Amazônia.
As primeiras pegadas na região foram identificadas em 2011 pelo geólogo e doutor em bioestratigrafia, Vladimir de Souza, durante um mapeamento geológico na bacia do rio Tacutu, com alunos do curso de geologia da UFRR.
"É como se a gente voltasse numa máquina do tempo pra um local totalmente diferente, com animais totalmente diferentes. Hoje a gente está aqui e nem imagina o que havia no passado, coisas que a gente vê em filmes sobre dinossauros existiram aqui, talvez até com maior diversidade", afirmou Vladimir.
As pegadas estavam preservadas em lajedos, grandes extensões de rochas expostas. Os pesquisadores estimam que tenham elas tenham sido deixadas há pelos menos 110 milhões de anos.
O estudo inédito levou 14 anos para confirmar que as pegadas eram dos dinossauros. Conduzido por Vladimir e os pesquisadores Carlos Eduardo Vieira, doutor em geociências, e Lucas Barros, mestre em ciências biológicas aponta que as pegadas pertencem a dinossauros carnívoros e herbívoros — entre eles, os velociraptores e os saurópodes, conhecidos pelos pescoços e caudas longas.
"Eu posso te confirmar que nós temos desde aqueles dinossauros pescoçudos até os velociraptors. Temos carnívoros, os herbívoros, como se pode dizer. Está tudo registrado aqui em forma de pegadas, na nossa região denominada bacia do Tacutu", afirmou o pesquisador Vladimir.
Ainda não foi possível identificar as espécies dos dinossauros encontrados na região. Algumas pegadas indicam animais com mais de 10 metros de altura. Outras pertencem a dinossauros com três dedos.
Últimas Notícias
Suspeito de atropelar dois primos em Marechal Deodoro é identificado após passar por câmeras em Maceió
Mulher fica presa às ferragens após colisão entre dois carros na Pajuçara
Estado de Alagoas é reconhecido nacionalmente e recebe Prêmio Brasil Sem Fome
Queimadas constantes no bairro Planalto voltam a preocupar moradores em Arapiraca
Calor intenso marca o domingo em Alagoas, aponta boletim da Semarh
Vídeos mais vistos
Morte em churrascaria de Arapiraca
Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca
Luciano Barbosa entrega nova praça e Arapiraquinha no Jardim Esperança
Superintendente da SMTT fala sobre mudanças no trânsito de Arapiraca

