Nutricionista alagoana alerta para os cuidados com o aumento da temperatura e o consumo de alimentos perecíveis
Com a elevação das temperaturas durante a primavera e a aproximação do verão, cresce a preocupação com os cuidados necessários para evitar problemas de saúde causados pelo calor e pelo consumo inadequado de alimentos perecíveis. Diante deste cenário, a nutricionista Luana Souza, que atua no Hospital Dr. Ib Gatto Falcão, em Rio Largo, faz um alerta à população sobre a importância da atenção redobrada à conservação e ao manuseio dos alimentos neste período.
Segundo a profissional, o aumento da temperatura favorece a proliferação de micro-organismos que podem causar intoxicações alimentares, diarreias e outras infecções gastrointestinais. “As bactérias se multiplicam com mais facilidade em ambientes quentes e úmidos. Por isso, é essencial manter os alimentos refrigerados e evitar deixá-los por muito tempo fora da geladeira”, explica a nutricionista especialista em alimentos do hospital, Luana Souza.
%20(3).jpeg)
Entre os alimentos que merecem maior cuidado estão carnes, laticínios, ovos, frutas cortadas, maioneses e refeições prontas. Além do armazenamento correto, a higiene na manipulação também é fundamental. Lavar bem as mãos antes de preparar as refeições, utilizar utensílios limpos e observar a data de validade dos produtos são medidas simples, mas que fazem diferença na prevenção de doenças.
Outro ponto de atenção é o consumo de alimentos vendidos em locais sem refrigeração adequada, como barracas de rua e ambulantes. “O ideal é optar por estabelecimentos que mantenham boas práticas de higiene e garantam o acondicionamento correto dos produtos”, reforça a nutricionista do Hospital Dr. Ib Gatto Falcão.
HIDRATAÇÃO
O calor intenso também exige cuidados com a hidratação. Por isso, Luana Souza recomenda o consumo regular de água ao longo do dia, além de priorizar refeições leves e ricas em frutas, verduras e legumes, que ajudam na reposição de líquidos e nutrientes.
%20(2).jpeg)
“Com medidas simples de prevenção e atenção aos hábitos alimentares, é possível aproveitar a estação mais quente do ano com saúde e segurança. E nosso papel como profissionais da Nutrição é orientar a população sobre práticas que promovam o bem-estar e evitem complicações que possam levar à necessidade de atendimento emergencial”, frisa Luana Souza.
Últimas Notícias
Idoso de 74 anos morre após voo da Gol sofrer falha no ar-condicionado e pousar em Belo Horizonte
Após irregularidades, IMA suspende licença da Braskem para demolições no Pinheiro, em Maceió
Reitor da Ufal destaca edição da Bienal como a mais inclusiva da história de Alagoas
Bebê de Menos de 1 Ano é encontrado morto em caixa d'água na zona rural de Coruripe
Aulão Bora Vencer mobiliza mais de 2.500 estudantes em Maceió e encerra turnê de sucesso em Alagoas
Vídeos mais vistos
Morte em churrascaria de Arapiraca
Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca
Superintendente da SMTT fala sobre mudanças no trânsito de Arapiraca
Deputado Daniel Barbosa lança livro na Casa da Cultura

