Cartórios do Sertão de Alagoas são inspecionados pela Corregedoria
Seis cartórios do Sertão de Alagoas foram inspecionados pela Corregedoria Geral da Justiça de Alagoas (CGJAL) nesta quarta e quinta-feira (22 e 23), com o objetivo de verificar se as unidades extrajudiciais estão atuando em conformidade com as normas estabelecidas pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). As atividades foram coordenadas pelo corregedor-geral, desembargador Celyrio Adamastor, e pela juíza auxiliar da Corregedoria, Laila Kerckhoff.
“As inspeções não têm apenas um caráter punitivo, mas um olhar pedagógico sobre os serviços que estão sendo ofertados pelos delegatários e interinos. É um trabalho essencial para que os cartórios exerçam suas atividades dentro da legalidade, eficiência e transparência, porque eles ofertam serviços imprescindíveis à sociedade — desde o registro civil, notas e imóveis até títulos e documentos”, explicou o corregedor-geral.
Celyrio Adamastor destacou ainda que as inspeções funcionam como um importante instrumento de prevenção e correção de irregularidades, o que fortalece a integridade institucional dos cartórios. Além disso, as visitas possibilitam a replicação de boas práticas observadas em outras serventias de igual competência.
O delegatário Celso Matheus Preiss, titular do Cartório de Notas e Protesto e do Ofício de Registro de Imóveis de Delmiro Gouveia, avaliou a ação de forma positiva, ressaltando o aspecto formativo das inspeções.
“Eu avalio de uma forma muito positiva, sobretudo para nós que estamos ingressando agora na atividade. Isso nos dá suporte e segurança jurídica na prática dos atos e na fiscalização voltada à transparência que precisamos manter com os usuários”, afirmou.
O delegatário Lucas Favaretto, titular do Cartório de Entremontes, em Piranhas, e interino nos cartórios de Pão de Açúcar, de Vila Limoeiro e da Ilha do Ferro, também enfatizou a relevância da presença da Corregedoria no interior do estado.
“Essas visitas são muito importantes para que o corregedor e a juíza possam ouvir nossas demandas, conhecer os desafios que enfrentamos e acompanhar as melhorias que vêm sendo implementadas, como a informatização dos sistemas, tudo dentro da legalidade”, destacou.
Os cartórios de Pão de Açúcar, Vila Limoeiro e Ilha do Ferro atualmente funcionam em nova sede, localizada na Avenida Bráulio Cavalcante, nº 369. O espaço foi planejado para oferecer um atendimento mais confortável e acessível à população, contando com balcão adaptado, sala de espera climatizada e espaço reservado para atendimento individualizado.
“O cartório hoje se encontra totalmente modernizado e apto a prestar um serviço digno à população”, completou Favaretto. As inspeções contaram ainda com o apoio dos servidores Juliana Cerqueira e Caio Aguiar, da Assessoria Especial das Serventias Extrajudiciais (AESE) da CGJAL.
Cartórios inspecionados
Cartório de Notas e Protesto e Ofício de Registro de Imóveis de Delmiro Gouveia;
Registro Civil de Pessoas Naturais de Entremontes, em Piranhas;
2º Serviço Notarial e Registral de Pão de Açúcar;
Cartório de Registro Civil de Pessoas Naturais de Pão de Açúcar;
Cartório de Registro Civil da Vila Ilha do Ferro, em Pão de Açúcar;
Cartório de Registro de Pessoas Naturais da Vila Limoeiro, em Pão de Açúcar.
Últimas Notícias
Jovem é flagrado com maconha durante patrulhamento da Cavalaria em Arapiraca
Com banda Vibrações, Prefeitura de Arapiraca celebra Festival da Consciência Negra
Após oito dias de angústia, irmãs reencontram no HGE irmão desaparecido
Alagoas garante R$ 30 milhões para o audiovisual com aprovação em edital nacional do MinC
Boletim de balneabilidade em Alagoas: maioria das praias esta própria para banho
Vídeos mais vistos
Morte em churrascaria de Arapiraca
Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca
Luciano Barbosa entrega nova praça e Arapiraquinha no Jardim Esperança
Superintendente da SMTT fala sobre mudanças no trânsito de Arapiraca

