Nando Cordel encerra programação do 16º Festival de Música de Penedo

Por Assessoria 20/10/2025 13h01
Por Assessoria 20/10/2025 13h01
Nando Cordel encerra programação do 16º Festival de Música de Penedo
Nando Cordel encerra programação do 16º Festival de Música de Penedo - Foto: Assessoria

A cidade histórica de Penedo já se prepara para viver mais um Festival de Música de Penedo (Femupe), que chega a 16ª edição e acontece entre os dias 23 e 25 deste mês. A programação gratuita reúne dezenas de atividades voltadas à formação e à difusão musical, incluindo shows, oficinas e conferências com músicos e pesquisadores do Brasil e do exterior. Um dos pontos altos será o cantor e compositor Nando Cordel, que será a atração do show de encerramento, em apresentação marcada para o sábado (25), a partir das 20h, no Centro de Convenções e Eventos de Penedo. A entrada do show é gratuita, mas está sendo solicitado que o público leve um 1k de alimento não perecível.

Realizado por meio de uma parceria entre a Universidade Federal de Alagoas (Ufal), o Serviço Social do Comércio (Sesc) e a Prefeitura de Penedo, o Femupe transforma a cidade ribeirinha em um polo cultural e educativo. São três dias de programação que movimentam não apenas músicos, mas também estudantes, educadores e moradores da região. “O festival contribui para consolidar Penedo como cidade de referência na música e na educação musical, fortalecendo sua imagem cultural no cenário nacional e internacional”, afirmou o gerente de Cultura do Sesc, Luann Veiga.

A apresentação de Nando Cordel integra a programação artística viabilizada pelo Sesc. Para o público, é a chance de vivenciar um espetáculo de um artista com repertório consagrado. Com mais de 40 anos de carreira e centenas de composições no currículo, o artista coleciona sucessos que atravessam gerações. Músicas como De volta pro aconchego, Isso aqui tá bom demais e Gostoso Demais foram imortalizadas por nomes como Elba Ramalho, Dominguinhos, Chico Buarque e Maria Bethânia.

Além do repertório popular, Nando também construiu uma trajetória dedicada à música instrumental e à meditação, com mais de 15 álbuns voltados ao relaxamento e à paz interior. O artista já percorreu todo o Brasil e levou seus projetos musicais a países como Bélgica, França, Estados Unidos, Suíça e Peru. Nascido em Ipojuca, interior de Pernambuco, o cantor e compositor ganhou projeção nacional com sua capacidade de criar melodias populares carregadas de emoção e identidade nordestina.

A expectativa da organização do evento para o show de Nando Cordel é de casa cheia, reunindo moradores, visitantes e participantes das atividades pedagógicas do festival. Os alimentos arrecadados no dia do evento serão destinados ao Sesc Mesa Brasil, programa que atua no repasse de alimentos para instituições sociais que assistem famílias em situação de vulnerabilidade social e nutricional.