Polícia alagoana atendeu 221 casos de violência contra pessoas idosas em 2025

A Secretaria de Segurança Pública (SSP) já atendeu 221 denúncias de crimes contra pessoas idosas em Alagoas, de janeiro a setembro deste ano. As ações fazem parte do Programa Pessoa Idosa Protegida, coordenado pela Chefia de Articulação Política da Prevenção. O programa também executa a Operação Virtude, que durante todo mês de outubro reforça as ações de combate à violência contra a população idosa.
Criado em 2018, o programa surgiu como resposta ao crescimento dos casos de violência contra pessoas idosas, sejam eles físicos, psicológicos, patrimoniais, por negligência ou abandono. A atuação envolve visitas, encaminhamentos e ações integradas com órgãos de segurança para assegurar o cumprimento das leis de proteção à pessoa idosa.
O programa se destaca pela pronta resposta, com atendimento rápido às denúncias. As visitas são conduzidas por equipes da Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Científica e Corpo de Bombeiros Militar.
Para o chefe de Articulação de Polícia Comunitária da SSP, capitão Alex Acioli, a defesa da população idosa é um dever conjunto da sociedade civil.
“O olhar diferenciado é o que faz toda diferença, a empatia e a pronta resposta é de absoluta prioridade para a Segurança Pública, no combater a violência contra a pessoa idosa. É obrigação da família, comunidade, sociedade e do poder público, a segurança da população idosa, sendo de extrema importância a denúncia em casos de violência por meio de canais oficiais como os números de telefone 181 e 190”, afirmou.
Profissionais qualificados
A qualificação dos profissionais envolvidos também é um dos pilares do programa. O Pessoa Idosa Protegida é reconhecido e premiado, tendo recebido o Prêmio de Experiências Exitosas na Promoção, Proteção e Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa por sua atuação na garantia de direitos e na melhoria da qualidade de vida dessa população fragilizada.
Além disso, a experiência alagoana ganhou projeção acadêmica com a publicação do artigo científico “Programa Pessoa Idosa Protegida: A Relevância da Atuação da Polícia Militar na Proteção das Pessoas Idosas em Alagoas”, de autoria do capitão Alex Acioli, que recebeu medalha de mérito científico.
O sargento Anderson Santos, integrante da Chefia de Articulação Política da Prevenção da SSP, participou no ano passado do curso “Segurança de Vulneráveis: Acolhimento à Pessoa Idosa pelos Profissionais de Segurança Pública”, realizado em Brasília. O evento, que reuniu autoridades da segurança pública de todo o país durante uma semana, abordou práticas e protocolos voltados à proteção de pessoas idosas em situação de vulnerabilidade.
De acordo com o sargento Anderson Santos, o curso foi fundamental para aprimorar o atendimento do programa que lida diretamente com a população idosa.
“O curso foi de extrema importância para o nosso trabalho, pois ampliou a compreensão sobre como identificar e lidar com situações de violência contra a pessoa idosa. Ele reforçou a necessidade de um olhar mais humano e qualificado por parte dos profissionais de segurança pública, garantindo que o atendimento seja feito com respeito, empatia e responsabilidade”, destacou o sargento Anderson Santos.
Operação Virtude
A Operação Virtude é uma iniciativa do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), por meio da Secretaria Nacional de Segurança Pública, em parceria com o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC).
Em sua 5ª edição, a operação reforça, durante todo o mês de outubro, as ações de combate à violência contra a pessoa idosa em todo o país. Em Alagoas, a operação também será uma oportunidade para intensificar o atendimento de denúncias, reforçando as ações já acompanhadas pelo Programa Pessoa Idosa Protegida.
As equipes da SSP estarão mobilizadas para dar continuidade às visitas, apurar as novas denúncias e garantir uma resposta ainda mais rápida e efetiva às vítimas. O “Dia D” da Operação Virtude será realizado em 22 de outubro, marcando o início das ações integradas em todo o estado, com foco na prevenção, acolhimento e combate à violência contra a pessoa idosa.
As ações são realizadas com a participação da sociedade, por meio de denúncias anônimas pelo Disque-Denúncia 181, e pelo 190, telefone de emergência da Polícia Militar.
Últimas Notícias

Polícia toma atitude após investigador fazer sexo com 5 presos em cela de delegacia

Mulher é encontrada morta com pedaço de madeira nas partes íntimas em Arapiraca

Morre Sam Rivers, baixista e fundador do Limp Bizkit, aos 48 anos

Penedo sedia Encontro Intermunicipal de Inovação na Gestão Pública durante o Inova Penedo

Jovem fica com suspeita de fratura após batida entre carro e moto em Arapiraca
Vídeos mais vistos

Superintendente da SMTT fala sobre mudanças no trânsito de Arapiraca

Morte em churrascaria de Arapiraca

Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca

Prefeitura de Arapiraca inaugura moderna UBS no bairro Teotônio Vilela
