Trump autoriza CIA a realizar ações secretas na Venezuela e amplia tensão com o governo de Nicolás Maduro
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, autorizou a Agência Central de Inteligência (CIA) a conduzir operações secretas na Venezuela, com o objetivo de intensificar a campanha contra o presidente venezuelano Nicolás Maduro. A informação foi divulgada pelo jornal The New York Times nesta quarta-feira, 15, e posteriormente confirmada pelo próprio Trump.
De acordo com fontes ouvidas pelo jornal, a autorização permite que a CIA realize “ações letais” e outras operações de inteligência no Caribe, podendo atuar de forma independente ou em coordenação com forças militares. O documento, classificado como “autorização presidencial”, concede amplos poderes para missões confidenciais e costuma ser compartilhado apenas com alguns membros do Congresso americano, que são proibidos de divulgar detalhes.
A medida marca uma nova escalada na já tensa relação entre os Estados Unidos e a Venezuela. O governo Trump acusa Maduro de liderar o Cartel de los Soles, organização que Washington classifica como um grupo narcoterrorista envolvido no tráfico internacional de drogas. Em agosto, os EUA enviaram navios e aeronaves militares para o Caribe, próximos à costa venezuelana, e anunciaram uma recompensa de R$ 50 milhões por informações que levem à prisão do presidente venezuelano.
Desde então, as forças armadas americanas intensificaram ataques a embarcações suspeitas de transportar drogas da Venezuela para o território norte-americano. De acordo com fontes militares, 27 pessoas morreram nessas operações. Em reuniões internas citadas pelo New York Times, a Casa Branca teria deixado claro que o objetivo final é remover Maduro do poder. Atualmente, cerca de 10 mil soldados dos EUA estão posicionados em bases na região, incluindo Porto Rico e uma frota naval no Caribe.
A autorização da CIA reacende o debate sobre o histórico de intervenções secretas americanas na América Latina, que remonta ao século XX, quando a agência foi envolvida em golpes de Estado no Brasil e no Chile. Segundo analistas internacionais, o secretário de Estado Marco Rubio, que também atua como conselheiro de segurança nacional de Trump, é o principal articulador da estratégia para enfraquecer Maduro, classificado oficialmente por Washington como “narcoterrorista”.
Nas últimas semanas, a ofensiva militar no Caribe venezuelano se intensificou. O último ataque foi autorizado na terça-feira (14/10), quando um barco foi bombardeado em águas internacionais próximas à costa da Venezuela, resultando na morte de seis pessoas. Trump confirmou a ação em sua rede social, Truth Social, afirmando que “nenhuma força americana sofreu danos” e agradecendo pela “atenção ao assunto”. Este foi o quinto ataque desde agosto.
A comunidade internacional reagiu duramente às operações. O governo da China condenou os bombardeios, acusando os EUA de “exceder os limites da lei internacional” e de interferir nos assuntos internos da América Latina. A organização Human Rights Watch também denunciou as ações americanas, classificando-as como “execuções extrajudiciais ilegais”.
Em resposta, o governo da Venezuela pediu que a comunidade internacional investigue os ataques, alegando que as vítimas eram pescadores e não narcotraficantes. Diante do aumento da tensão, Caracas anunciou nesta quarta-feira uma nova mobilização militar em regiões costeiras estratégicas, próximas ao principal aeroporto do país, e estuda decretar um estado de emergência externa, medida que daria a Maduro poderes especiais e permitiria a restrição temporária de direitos constitucionais.
Últimas Notícias
Quem é Edir Macedo, líder da Igreja Universal investigado na Operação Miragem da PF
Colisão entre carro e motocicleta deixa feridos na Av. Pedro Leão, em Arapiraca
Terceirizados da Equatorial são presos por furto de cabos no RS
Secretários de Estado recebem honrarias em sessão solene da Assembleia Legislativa
Podemos revela medo de aposentados de Maceió após caso Banco Master
Vídeos mais vistos
Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca
Inauguração do Centro de Convenções de Arapiraca
Arapiraca ganha centro de excelência em exames laboratoriais com a inauguração do Altolab
Grupo Coringa monta tradicional barraca no Partage Arapiraca

