Theresa Walcacer, jornalista pioneira de telejornais da Globo, morre no Rio

A jornalista Theresa Walcacer, uma das pioneiras dos principais telejornais e programas jornalísticos da TV Globo, morreu em casa, na Zona Sul do Rio de Janeiro, na madrugada desta quinta-feira (9), aos 81 anos.
Theresa sofria de problemas cardíacos crônicos, mas a causa da morte não foi divulgada.
Durante décadas de carreira, ela trabalhou em alguns dos programas mais importantes da emissora, como o Jornal Nacional, o Jornal Hoje, o Jornal da Globo, o Globo Repórter, além da GloboNews.
Trajetória
Maria Theresa Tostes Walcacer nasceu em Manhumirim, em Minas Gerais, em 1944. Iniciou o curso de Filosofia na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) e depois se transferiu para a Faculdade Nacional de Filosofia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
Em depoimento ao projeto Memória Globo, Theresa resumiu sua visão sobre o ofício:
“O papel do jornalismo é esclarecer e traduzir os fatos com as ferramentas que a gente tem de texto e imagem. É apurar e dar a informação com a maior clareza possível”, afirmou.
Em 1971, ela foi contratada pela TV Globo como pesquisadora.
“Eu vim para a Globo no dia 1º de julho de 1971, para um pequeno departamento de pesquisa do jornalismo. Era um mezanino no final do corredor do 3º andar, onde ficava Seu Álvaro e Seu Chico – que já morreram. Eram bons pesquisadores. Havia uma pilha de pequenos rolos de filme, aquele óptico, negativo com óptico. E eu fiquei trabalhando ali”, disse a jornalista, sobre o começo do trabalho na Globo.
Aos poucos, Theresa passou a contribuir também para o Jornal Nacional, participando de coberturas importantes como a morte do líder soviético Nikita Kruschev e a da queda do Elevado Paulo de Frontin, no Rio de Janeiro.
Ao longo dos anos, ela contribuiu para o Jornal Hoje, Jornal da Globo e Globo Repórter.
Além da TV Globo, ela trabalhou na Revista Pais & Filhos, Geográfica Universal, no Jornal do Brasil, na Funarte e na TV Manchete.
Theresa também foi gerente da Fundação Roberto Marinho, diretora-geral do programa Globo Ciência e do programa Papo com Armando Nogueira, do canal SporTV.
Na GloboNews, ela foi editora do Starte, programa de cultura do canal, até o ano de 2013.
Theresa deixa dois filhos e cinco netos.
Últimas Notícias

AUTO FUTURE: Venda de veículos elétricos cresce 152% em Alagoas

Prefeito de Major Izidoro é acusado de abandono de cargo após viagem internacional e caso vai parar na Justiça

Jovens estudantes de Feira Grande denunciam uso indevido de fotos em perfis de site pornográfico

Usuários do CAPS de Penedo aprendem informática básica

Samyra do Basto ganha destaque e pode fortalecer a candidatura de Ronaldo Lessa ao Senado
Vídeos mais vistos

Morte em churrascaria de Arapiraca

Festa termina com jovem morta e dois feridos no Agreste alagoano

Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca

62 anos de Emancipação Política de Coité do Nóia
