Governo de Alagoas lança programa Alagoas Conectada e investe em tecnologia para escolas
O Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), vai lançar, nesta terça-feira (7),o “Alagoas Conectada”. O lançamento ocorrerá às 9h30, na sala Ipioca do Centro de Convenções, durante o evento "Saeb na Rede". O objetivo do programa é promover a equidade digital, a justiça curricular, qualificando os ambientes escolares da Rede Pública Estadual de Ensino e acelerando o avanço na aprendizagem.
O "Saeb na Rede" é uma ação estratégica da Seduc para mobilizar gerentes regionais, gestores escolares e coordenadores pedagógicos para uma escuta ativa, apreciação e a orientação voltadas para o Saeb 2025, acolhendo as fragilidades da rede e alinhando as questões essenciais para que o estado alcance um resultado inédito na avaliação.
O compromisso com a prova do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) é vital, pois ela é o principal termômetro da qualidade da educação e o balizador das políticas públicas. Alagoas demonstrou potencial em 2023, sendo o segundo estado com o maior avanço no Saeb, subindo a nota de 4,05 (em 2021) para 4,21 e escalando três posições no ranking nacional, atingindo o 20º lugar. O "Saeb na Rede" é o esforço pedagógico para consolidar esse crescimento, garantindo que o investimento em tecnologia se traduza diretamente na melhoria da aprendizagem.
DETALHES E PILARES DO PROGRAMA
O programa "Alagoas Conectada" se fundamenta em pilares que visam modernizar a sala de aula. Para isso, foram adquiridos cerca de 33 mil laptops, com previsão de chegar a 40 mil, que funcionarão como Laboratórios Móveis “Mão na Massa” graças aos 890 carrinhos de recarga. Essa estrutura garante flexibilidade e permite que todos os alunos desenvolvam habilidades tecnológicas essenciais.
Além da tecnologia física, um diagnóstico anterior apontou que ao menos 70% da rede estadual estava fora dos parâmetros de velocidade recomendados pelo MEC. A contratação de uma empresa especializada vai reverter esse quadro, garantindo internet e Wi-Fi de alta velocidade e qualidade em todas as escolas. Para que a utilização dos novos recursos seja eficaz, a Seduc já está realizando a formação de cerca de 3 mil professores por meio da plataforma Collabflix, em parceria com a Google, além de preparar técnicos regionais para uma grande rodada de formação.
Últimas Notícias
Homem é flagrado com faca e conduzido ao CISP durante patrulhamento em Craíbas
Entenda próximos passos do processo contra Bolsonaro no STF
Alagoas garante R$ 30 milhões para o audiovisual com aprovação em edital nacional do MinC
Anvisa pode aprovar vacina do Butantan contra a dengue em novembro
Motociclista fica ferido após colisão entre três veículos no bairro Primavera, em Arapiraca
Vídeos mais vistos
Morte em churrascaria de Arapiraca
Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca
Luciano Barbosa entrega nova praça e Arapiraquinha no Jardim Esperança
Superintendente da SMTT fala sobre mudanças no trânsito de Arapiraca

