Filmaê: jovens transformam comunicação pública em cidadania

Eles nasceram e cresceram em comunidades onde as oportunidades começaram a chegar nos últimos anos. Agora estão atrás das câmeras, escrevendo roteiros e dirigindo suas próprias produções — a convite do Governo de Alagoas. O que antes era um projeto de expressão da cidadania por meio da arte virou a chance de transformar talento em futuro.
O Filmaê será lançado oficialmente no dia 6 de outubro, às 20h, no Centro Cultural Arte Pajuçara, em Maceió, reunindo os jovens participantes, suas famílias e parceiros institucionais.
O projeto é uma iniciativa do Governo de Alagoas, através das Secretaria de Comunicação de Alagoas (Secom), em parceria com a Secretaria de Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag), a Secretaria da Fazenda (Sefaz) e o Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (ONU-Habitat).
“É uma satisfação para o ONU-Habitat ver que uma iniciativa desenvolvida anteriormente com o Governo de Alagoas serviu de inspiração para o desdobramento de novas ações. O Filmaê nasce como continuidade do Digaê!, ampliando oportunidades de formação e profissionalização para as juventudes periféricas, valorizando seus talentos e abrindo novos caminhos de vida. Além disso, evidencia como a comunicação se torna mais potente quando realizada em parceria com os próprios beneficiários, aproximando governo e sociedade e fortalecendo a cidadania”, destaca Paula Zacarias, coordenadora do ONU-Habitat em Alagoas.
Ao todo, 24 jovens das comunidades foram selecionados entre os participantes do projeto Digaê! – Juventudes, Comunicação e Cidade, que foi promovido pelo Governo do Estado e o ONU-Habitat nas grotas de Maceió. Eles participaram de oficinas de direção, fotografia, produção, roteiro, edição e som direto. Divididos em quatro grupos, colocaram os aprendizados em prática e produziram peças publicitárias realizadas em suas próprias comunidades.
Para a diretora de produção Paula Amaral, que acompanhou o processo como instrutora, o impacto é nítido.
“Na era digital, todo jovem é um pouco diretor, produtor ou fotógrafo. O Filmaê profissionaliza esse talento. Foi inspirador ver como eles ampliaram horizontes e perceberam que podem ocupar espaços no mercado”.
Os trabalhos apresentados foram desenvolvidos exclusivamente pelos jovens, que passaram a enxergar a comunicação como campo fértil de oportunidades e como ferramenta de transformação social.
Futuro
A secretária de Estado da Fazenda, Renata dos Santos, ressalta que apoiar iniciativas como o Filmaê é investir no futuro de Alagoas.
“Quando criamos espaços de aprendizado e de vivência profissional, especialmente para quem vem das comunidades, não estamos apenas formando novos talentos. Estamos investindo em cidadania, autoestima e futuro”.
O Filmaê é um desdobramento do programa Digaê! – Juventudes, Comunicação e Cidade, que formou, entre 2022 e 2023, cerca de 80 jovens de 15 a 24 anos, moradores de 32 grotas de Maceió, em oficinas multimídia e eventos culturais sobre suas memórias, histórias e narrativas.
Inspirado nessa experiência, o Filmaê surge como continuidade, ampliando oportunidades de formação e profissionalização em comunicação pública para jovens de Alagoas.
Últimas Notícias

Cruzeiro de Arapiraca empata com o Guarany e conquista o bicampeonato da Série B do Alagoano Sub-23

Homem é preso após fingir estar armado para roubar moto, em Arapiraca

Homem é encontrado morto, em decomposição, dentro de casa, em São Sebastião

Brasil brilha novamente no Mundial de Ciclismo de Pista Paralímpico 2025 e soma cinco medalhas no Rio de Janeiro

Setembro registra os melhores índices de segurança da série histórica em Alagoas
Vídeos mais vistos

Superintendente da SMTT fala sobre mudanças no trânsito de Arapiraca

Morte em churrascaria de Arapiraca

Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca

Festa termina com jovem morta e dois feridos no Agreste alagoano
