Bebidas fermentadas também podem ser adulteradas por metanol; entenda
Os casos de intoxicação por metanol investigados no país aconteceram após a ingestão de bebidas alcoólicas destiladas, como vodka, gin e uísque. Bebidas que passam por processo de destilação costumam ter maior valor agregado, gerando maior lucro na falsificação.
Apesar disso, bebidas alcoólicas fermentadas, como vinho, chope e cerveja, também podem ser adulteradas, segundo o farmacêutico-bioquímico do Centro de Informação e Assistência Toxicológica da Unesp, em Botucatu, Alaor Aparecido Almeida.
“Principalmente os vinhos, que têm maior valor agregado. E também maior teor etanol. Um pouco do metanol vai existir naturalmente no processo de produção, mesmo nas fermentadas”.
De acordo com o especialista, o metanol faz parte do processo natural de produção, mas tem um limite de concentração permitida na bebida: não pode ultrapassar 20 miligramas por 100 ml, de acordo com instrução normativa do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
A ação tóxica do metanol no organismo é seis vezes maior que a do etanol, e pode comprometer o sistema ocular, levando à perda de visão temporária ou permanente. Ainda não é possível apontar se criminosos estão misturando metanol diretamente ou se adquirem etanol de baixa qualidade contaminado com altos teores de metanol. O pesquisador Alaor Aparecido Almeida destaca que não é possível perceber a adulteração pela cor, odor ou sabor.
“O etanol e o metanol apresentam, praticamente, as mesmas características. Então, é muito difícil você saber através de cor, odor ou sabor”.
Neste momento, a recomendação para os consumidores é evitar a ingestão de bebida alcoólica destilada e prestar atenção a sintomas incomuns ao consumir bebidas alcoólicas. Ao perceber qualquer sinal fora do comum, o consumidor deve procurar atendimento médico.
Últimas Notícias
Conselho Municipal de Saúde realiza visita técnica às novas instalações da maternidade da Santa Casa de Penedo
Jovem morre após ser baleada na cabeça em frente ao pai e namorado durante assalto
Jovem de 23 anos chega em casa embriagado e agride a própria mãe em Cacimbinhas
Corpos dos 117 suspeitos mortos em megaoperação no RJ são liberados, diz Defensoria Pública
Artistas e artesãos representam Penedo na Bienal Internacional do Livro de Alagoas
Vídeos mais vistos
Morte em churrascaria de Arapiraca
Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca
Superintendente da SMTT fala sobre mudanças no trânsito de Arapiraca
Luciano Barbosa entrega nova praça e Arapiraquinha no Jardim Esperança

