Bordado Filé: Secretaria do Trabalho forma primeira turma do curso no Emprega Mais Alagoas
O programa Emprega Mais Alagoas da Secretaria do Trabalho, Emprego e Qualificação (Seteq) concluiu esta semana a primeira turma do curso de Bordado Filé para 24 alunas da cidade de Piaçabuçu. Patrimônio Imaterial de Alagoas, a arte do bordado filé alagoano agora também será produzida na cidade do litoral sul de Alagoas graças aos conhecimentos adquiridos durante o Emprega Mais Alagoas na região.
Com duração de 180 horas, o curso foi ministrado para 24 alunas de Piaçabuçu pela professora e artesã Adriana Gomes, responsável pelo grupo produtivo Renda-Se Encantos do Filé.
Durante as aulas, foram passadas as técnicas e os tipos do bordado filé alagoano, que tradicionalmente é encontrado no Pontal da Barra em Maceió e também em Marechal Deodoro, região que também possui a exclusividade da Indicação de Procedência (IP) do filé. Ao final do curso elas desfilaram com as peças que produziram e estão aptas a iniciar suas produções do artesanato patrimônio imaterial alagoano no litoral sul do estado.
Na cerimônia de entrega dos certificados, realizada na última segunda-feira (29), estiveram presentes o secretário executivo de Gestão da Seteq, Erik Silveira, ao lado do prefeito de Piaçabuçu, Rymes Lessa, do vice-prefeito da cidade Carlos Ronalsa, da secretária municipal da Mulher Jayane Araújo e demais autoridades.
“A felicidade maior é saber que o governo de Alagoas, através da Secretaria do Trabalho, está mudando a vida de milhares de alagoanos. Com qualificação garantimos mais oportunidade de emprego e renda. Aqui em Piaçabuçu formamos a primeira turma do bordado filé, abrindo portas para que o nosso artesanato, nosso patrimônio imaterial esteja ainda mais vivo aqui na região por mulheres guerreiras e batalhadoras. E essa foi apenas a primeira turma. Em breve levaremos o curso do bordado filé para outros municípios” , destacou o secretário Erik Silveira.
O programa
O Emprega Mais Alagoas já ultrapassou a marca de 2 mil trabalhadores qualificados nos mais diferentes cursos. Executado pela Secretaria do Trabalho, Emprego e Qualificação – Seteq, o Emprega Mais Alagoas oferece cursos de qualificação em diversas áreas e está chegando em vários cantos de Alagoas.
Todos os trabalhadores recebem certificados de qualificação profissional e muitos já estão ganhando dinheiro com o que aprenderam. A ampliação dos cursos e a interiorização do programa reforçam o compromisso com a inclusão produtiva e a qualificação profissional dos alagoanos.
Nos próximos meses mais cidades irão receber novas turmas do Emprega Mais Alagoas. Acompanhe depoimentos de alunos que já concluíram os cursos e os anúncios das novas oportunidades no Instagram da Secretaria do trabalho @seteqalagoas
Últimas Notícias
Final da Copa do Brasil Feminina será disputada no dia 20 de novembro
Atriz de 'Três Graças' revela gastos de R$ 100 mil em cirurgia de redesignação de gênero
Homem é flagrado com faca e conduzido ao CISP durante patrulhamento em Craíbas
Entenda próximos passos do processo contra Bolsonaro no STF
Alagoas garante R$ 30 milhões para o audiovisual com aprovação em edital nacional do MinC
Vídeos mais vistos
Morte em churrascaria de Arapiraca
Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca
Luciano Barbosa entrega nova praça e Arapiraquinha no Jardim Esperança
Superintendente da SMTT fala sobre mudanças no trânsito de Arapiraca

