Primeiro transplantado de fígado no Hospital do Coração Alagoano comemora oito meses da cirurgia
O sorriso de Ricardo Cavalcante Teixeira, de 50 anos, resume bem o significado da palavra recomeço. Pai de seis filhos e vendedor de frutas em Maceió, ele se tornou o primeiro paciente a receber um transplante de fígado no Hospital do Coração Alagoano, em Maceió, no dia 10 de janeiro deste ano.
Diagnosticado com cirrose hepática, Ricardo enfrentava anos de limitações: vivia cansado, não sentia fome, não conseguia pescar nem participar das vaquejadas que tanto gostava. “Eu sempre me mantive confiante na vida e no tratamento. Hoje agradeço a Deus pela nova chance que recebi. Agora vivo sem dores e com energia para fazer tudo o que gosto”, conta emocionado.
A cirurgia durou cerca de cinco horas. Pouco depois da alta, Ricardo voltou a andar no Centro da cidade, onde trabalhava, e até fez questão de ir à praia. “Antes eu cansava muito. Agora caminho com alegria de poder viver de verdade”, destaca o primeiro transplantado de fígado no Hospital do Coração Alagoano, unidade 100% Sistema Único de Saúde (SUS) que foi habilitada pelo Ministério da Saúde.
Acompanhamento
.jpeg)
Segundo a hepatologista Lívia Falcão, responsável pelo acompanhamento no ambulatório pós-transplante, o caso de Ricardo simboliza um marco para a saúde pública em Alagoas. “O transplante hepático exige não só a cirurgia, mas um cuidado contínuo no acompanhamento clínico e medicamentoso. É uma vitória para o paciente e também para o SUS no estado, que passa a oferecer esse tratamento de alta complexidade em uma unidade própria”, afirma.
Últimas Notícias
Livro que analisa discurso da Braskem sobre afundamentos é lançado na Bienal
PMAL apreende 30 armas e mais de 22 quilos de drogas em uma semana
Quatro pessoas morrem em acidente entre três veículos na BR-373, no Paraná
Mulher passa mal e morre após acidente fatal de amigas em Mata Grande
Acidente envolvendo carro de boi e moto deixa homem ferido em São José da Tapera
Vídeos mais vistos
Morte em churrascaria de Arapiraca
Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca
Superintendente da SMTT fala sobre mudanças no trânsito de Arapiraca
Luciano Barbosa entrega nova praça e Arapiraquinha no Jardim Esperança

