Hospital de Emergência do Agreste promove I Simpósio Interdisciplinar do Setembro Amarelo
O Hospital de Emergência do Agreste (HEA), em Arapiraca, promoveu o I Simpósio Interdisciplinar do Setembro Amarelo. O evento contou com a participação de mais de 220 pessoas, entre profissionais da saúde e estudantes de instituições como a Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Centro Universitário Cesmac e a Uninassau.
A programação reuniu palestras com diferentes especialistas. O cirurgião Jean Rafael falou sobre “A Importância do Autocuidado para o Profissional da Saúde do HEA”. A enfermeira Adriana Tenório abordou “O Manejo da Equipe Interdisciplinar diante do Paciente em Sofrimento Psíquico e Comportamento Suicida”. O médico Matheus Vieira apresentou o tema “Identificação Precoce dos Transtornos Mentais Associados ao Comportamento Suicida e Possibilidades de Intervenções”.
Também fizeram parte do I Simpósio Interdisciplinar do Setembro Amarelo a assistente social Lucivânia Machado, com a palestra “A Importância da Rede Fortalecida na Garantia do Atendimento Referencial no Pós-Hospitalar”. O psicólogo Cícero José Barbosa discutiu “As Novas Formas de Adoecimento do Profissional da Saúde na Contemporaneidade e Estratégias de Autocuidado”.
A diretora-geral do HEA, Bárbara Albuquerque, participou ativamente das atividades nos dois dias, acompanhando palestras e trocando ideias com os presentes. “Tivemos a oportunidade de discutir o funcionamento dos nossos serviços em diferentes momentos do simpósio. Foi um espaço de integração entre setores do hospital, profissionais da saúde, instituições de ensino e futuros profissionais, fortalecendo o protagonismo do Hospital de Emergência do Agreste na difusão de conhecimento e na valorização de práticas humanizadas no cuidado à saúde mental”, afirmou.
O coordenador de Psicologia do HEA, Wagner Silva, destacou que o simpósio foi essencial para aproximar profissionais e estudantes em torno do tema. “Participaram mais de 200 pessoas entre profissionais e estudantes. Tivemos comentários muito positivos, principalmente pela troca de experiências entre diferentes áreas. Discutimos o manejo do paciente em sofrimento psíquico, a identificação dos transtornos associados ao comportamento suicida, o papel da equipe interdisciplinar e a necessidade do autocuidado de quem trabalha na saúde. Quem cuida também precisa ser cuidado”, ressaltou.
Segundo Wagner, o envolvimento das instituições de ensino ampliou o alcance do debate. “Os estudantes participaram ativamente, o que reforça a importância de aproximar o hospital do meio acadêmico e estimular novas reflexões sobre o Setembro Amarelo e a saúde mental como práticas diárias no cuidado hospitalar”, acrescentou.
A participação dos estudantes foi marcada pelo entusiasmo em aprender com a vivência prática dos profissionais. O radialista Luciano Medeiros, estudante do 10º período de Psicologia da Uninassau Arapiraca, destacou o impacto da experiência. “Foram dois dias maravilhosos. Tivemos contato com profissionais de diversas categorias que atuam em conjunto para acolher pacientes em sofrimento psíquico e com pensamento suicida. Foi uma oportunidade de entender melhor como funciona a psicologia hospitalar dentro de uma equipe multidisciplinar, voltada para um atendimento humano e eficaz, cuidando não apenas do corpo, mas também da mente”, relatou.
Luciano também comentou sobre a relevância do autocuidado dos trabalhadores da saúde. “Percebemos como a equipe que atua em situações de emergência também precisa de atenção especial no aspecto físico e mental. Isso nos motiva a pesquisar mais sobre a área, que tem grande necessidade de profissionais qualificados para lidar com essa população em sofrimento”, completou.
Últimas Notícias
Conselho Municipal de Saúde realiza visita técnica às novas instalações da maternidade da Santa Casa de Penedo
Jovem morre após ser baleada na cabeça em frente ao pai e namorado durante assalto
Jovem de 23 anos chega em casa embriagado e agride a própria mãe em Cacimbinhas
Corpos dos 117 suspeitos mortos em megaoperação no RJ são liberados, diz Defensoria Pública
Artistas e artesãos representam Penedo na Bienal Internacional do Livro de Alagoas
Vídeos mais vistos
Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca
Morte em churrascaria de Arapiraca
Superintendente da SMTT fala sobre mudanças no trânsito de Arapiraca
Luciano Barbosa entrega nova praça e Arapiraquinha no Jardim Esperança

