Fungo resistente a medicamentos se espalha rapidamente em hospitais europeus, alertam autoridades de saúde
Um fungo perigoso, resistente a medicamentos, está se espalhando "rapidamente" por hospitais em toda a Europa, de acordo com um novo relatório do Centro Europeu de Prevenção e Controle de Doenças (ECDC). O fungo, Candidozyma auris (C. auris), pode sobreviver em superfícies hospitalares e equipamentos médicos, dificultando seu controle. Muitos desinfetantes comuns não o eliminam, e as infecções podem ser graves para pacientes com problemas de saúde prévios.
O ECDC registrou mais de 4.000 casos em toda a União Europeia e países vizinhos entre 2013 e 2023, com aumentos acentuados nos últimos anos. Espanha, Grécia, Itália, Romênia e Alemanha relataram os maiores números. Chipre e França, por outro lado, registraram surtos recentes.
Autoridades alertam que o número real de casos provavelmente é subnotificado, já que menos da metade dos países europeus rastreiam os casos em nível nacional. Assim que o C. auris aparece em um país, especialistas dizem que ele geralmente se espalha em poucos anos.
Superbactérias como essa destacam a crescente ameaça de infecções resistentes a medicamentos, que podem transformar doenças comuns em condições fatais. Mas o que exatamente é essa crise que os humanos estão enfrentando? E o que está sendo feito para impedi-la? Clique nesta galeria para descobrir.
Últimas Notícias
Redução da Maioridade Penal na PEC da Segurança Pública
PF pede a Fachin suspeição de Toffoli no inquérito do Banco Master
Senadores se reúnem com Fachin e pedem acesso à inquérito do Master
Avião com 55 pessoas faz pouso de emergência no mar na Somália
Lula deve visitar Recife, Salvador e Rio de Janeiro no Carnaval
Vídeos mais vistos
Delegado detalha prisão de autor de homicídio no Bosque das Arapiracas
Inauguração do Centro de Convenções de Arapiraca
Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca
Ordem de Serviço para pavimentação em bairros de Arapiraca

