Sesau e Ministério da Saúde alinham medidas de enfrentamento à doença meningocócica

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) e a Força Nacional do Sistema Único de Saúde (SUS), vinculada ao Ministério da Saúde (MS), alinharam, nesta quinta-feira (11), estratégias de fortalecimento ao combate à doença meningocócica em Alagoas. O encontro ocorreu na Sala de Situação da Sesau, em Maceió, e contou também com representantes do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas (Cosems/AL).
Durante o encontro foram alinhados protocolos de vigilância, diagnóstico precoce e o reforço da prevenção como medidas para reduzir os riscos à saúde da população alagoana. Já no período da tarde, o grupo técnico da Sesau, do Cosems/AL e da Força Nacional do SUS do Ministério da Saúde visitou as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) da capital alagoana e também uma Unidade Básica de Saúde (UBS) no município de Campo Alegre.
De acordo com o secretário de Estado da Saúde, médico Gustavo Pontes de Miranda, a iniciativa reflete a prioridade do Governo de Alagoas em proteger a população alagoana contra doenças que apresentam alto potencial de gravidade. “A Doença Meningocócica exige atenção especial e, por isso, estamos unindo forças com o Ministério da Saúde para garantir mais segurança e saúde aos alagoanos. O acesso ao tratamento pode salvar vidas e a determinação do governador Paulo Dantas é que unamos esforços com o Ministério da Saúde para assegurarmos assistência ágil e eficiente à população”, destacou o gestor da Sesau
“O encontro teve como meta reafirmar o compromisso do Estado em dar continuidade ao trabalho que já vem sendo desenvolvendo. Além de alinhar com os municípios novas estratégias no combate a doença”, reforçou a médica pediatra e assessora técnica da Sesau, Marta Celeste, também presente ao encontro.
Durante a reunião, o coordenador-geral de Urgência do Ministério da Saúde, Felipe Roque, ressaltou a importância do encontro e o trabalho articulado da gestão no combate a doença. “É um trabalho que envolve diversos setores, desde o treinamento das equipes, a sensibilidade dos trabalhadores, os indicadores de vigilância e análise laboratorial. Neste período, vamos analisar de forma conjunta a situação e revermos os encaminhamentos já apresentados no Estado”, disse.
A Doença
A Doença Meningocócica é uma infecção grave, causada pela bactéria Neisseria meningitidis, que pode evoluir rapidamente e provocar complicações severas. No período de 1º de janeiro a 1º de setembro deste ano foram notificados 14 casos e seis óbitos de Doença Meningocícica em Alagoas.
Nos quadros muito graves ela é denominada como Doença Meningocócica Invasiva. Os sintomas iniciais são semelhantes ao de outras enfermidades, o que torna o diagnóstico difícil, uma vez que, além de febre alta, o paciente sente dor de cabeça, náusea, vômito, aumento da sensibilidade à luz (fotofobia) e importante queda do estado geral.
Há, no entanto, alguns sinais que fortalecem a suspeita de que o quadro é de meningite meningocócica, como a existência de petéquias, manchas marrom-arroxeadas, provenientes de pequenos sangramentos dos vasos da pele. Outros sintomas são a rigidez do pescoço e da nuca (que pode não estar presente, sobretudo em crianças com até 2 anos de idade).
A Doença Meningocócica Invasiva é extremamente perigosa e, segundo a literatura médica, mata de 20% a 30% das pessoas que adoecem no nosso país. Dos sobreviventes, de 10% a 20% ficam com alguma sequela, como surdez, amputação de membros ou comprometimentos neurológicos.
Últimas Notícias

Mulher morre e homem fica em estado grave após misterioso incidente dentro de carro, em Igaci

Caminhão de Rionegro e Solimões se envolve em grave acidente na BR-369

Superação, música e boas energias marcam a 1º Corrida Laranja do Supermercado São Luiz, em Arapiraca

Personalidades da música e da cultura brasileira prestam homenagens a Hermeto Pascoal

Emprega Mais Alagoas certifica 200 trabalhadores em Chã Preta
Vídeos mais vistos

Festa termina com jovem morta e dois feridos no Agreste alagoano

Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca

Morte em churrascaria de Arapiraca

Arapiraca tem uma rua chamada 'Super Nintendo'?
