Bebê operada pelo Projeto Respirar e Serviço de Cardiopediatria da Sesau recebe alta
Após dias de cuidados intensivos e um procedimento cirúrgico delicado, a pequena Maria Heloá Pereira, de apenas 2 meses de vida, recebeu alta do Hospital da Mulher de Alagoas, nesta segunda-feira (8), em Maceió.
A bebê, que passou por uma cirurgia complexa, realizada por meio da parceria entre o Projeto Respirar e o Serviço Estadual de Cardiopediatria, no Hospital do Coração Alagoano, agora volta para casa com perspectiva de vida saudável e acompanhamento regular.
Maria Heloá foi operada no dia 28 de agosto, após ser internada com um quadro grave de dificuldade respiratória e diagnóstico de bronquiolite aguda, síndrome respiratória aguda grave e estreitamento traqueal significativo.
Durante os exames, a equipe do Projeto Respirar identificou uma compressão traqueal causada por uma cardiopatia congênita rara, o duplo arco aórtico, que exige atenção imediata e especializada.
Após o procedimento cirúrgico, ela foi transferida na segunda-feira (1º) para o Hospital da Mulher de Alagoas, onde continuou recebendo assistência até a completa recuperação.
Após a alta, Maria Heloá Pereira seguirá com acompanhamento regular tanto pelo Serviço Estadual de Cardiopediatria quanto pelo Projeto Respirar, garantindo monitoramento contínuo de sua recuperação e crescimento saudável.
Relevância
O secretário de Estado da Saúde, médico Gustavo Pontes de Miranda, ressaltou a relevância do serviço e do trabalho em equipe. Ele destacou que a operação realizada foi um marco na integração de especialidades médicas em Alagoas, mostrando que a colaboração entre diferentes áreas da saúde salva vidas, mesmo nos casos mais complexos.
“Casos como o da Maria Heloá reforçam a importância do investimento realizado para implantar o Serviço Estadual de Cardiopediatria e o Projeto Respirar. Cada vida salva é resultado da dedicação de profissionais altamente qualificados, da estrutura do SUS [Sistema Único de Saúde] e da parceria entre hospitais. É emocionante ver uma bebê tão pequena voltando para casa com saúde”, salientou o gestor da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau).
Emoção
Manuela Pereira, mãe de Maria Heloá, que acompanhou a bebê desde o primeiro dia de internação, compartilhou a emoção da alta.
“Estou sem palavras. Hoje chegou o grande dia de levar minha filha bem para casa, sabendo que ela terá uma vida saudável. Não tenho palavras para descrever a minha gratidão primeiramente a Deus e segundo aos médicos. Quero agradecer também a toda a equipe do Projeto Respirar, quero agradecer também ao Hospital do Coração Alagoano e ao Hospital da Mulher”, disse.
O cirurgião torácico e coordenador do Projeto Respirar, Wander Mattos, ressaltou a importância da união entre especialidades para o sucesso da cirurgia.
“O caso da Maria Heloá mostrou exatamente por que o trabalho integrado entre o Projeto Respirar e o Serviço de Cardiopediatria é essencial. A combinação de habilidades permitiu identificar o problema, planejar a cirurgia e garantir que ela tivesse o melhor cuidado possível desde o primeiro momento”, apontou.
Últimas Notícias
Uncisal aprova reserva de vagas étnico-raciais para cursos de graduação
Mãe com gravidez de risco supera medo e elogia atendimento do SUS em parto na Santa Casa de Penedo
“APS em Movimento” reúne municípios da 7ª Região de Saúde em Coité do Nóia
“Prisões da Operação Sem Desconto fortalecem trabalho da CPMI e mostram que estávamos no caminho certo”, afirma Alfredo Gaspar
CRO-AL flagra exercício ilegal da profissão e risco à saúde pública em Campo Alegre
Vídeos mais vistos
Morte em churrascaria de Arapiraca
Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca
MV Representações, representante autorizado do Consórcio Nacional Volkswagen explica as vantagens dessa modalidade
Junqueiro recebe governador para inaugurações

