Seleção jogou nove vezes contra a Bolívia na altitude e só ganhou três

O Brasil jogará nesta terça-feira (09) numa cidade onde os aviões não aterrissam, estacionam. El Alto receberá pela primeira vez a seleção brasileira. É a cidade onde está localizado o aeroporto que serve à capital, La Paz. Dos seus 4.150 metros de altitude, normalmente as delegações de futebol desciam para jogar a 3.640, no estádio Hernando Siles.
A estreia do Brasil em La Paz aconteceu em 1963, na Copa América. Mas a CBD enviou para a competição um combinado café com leite, jogadores de times mineiros e de pequenas equipes do interior paulista. Marcial, goleiro do Atlético, Massinha, lateral do Cruzeiro, Almir, meia do Taubaté, Ílton Chaves, médio do América-MG. Exceção era Flávio Minuano, centroavante do Internacional, com 19 anos.
Vitória contra a Colômbia, derrotas para Paraguai e Argentina. Na última rodada, o Brasil perdeu para a Bolívia por 5 x 4. Os bolivianos ganharam seu único torneio sul-americano dirigidos pelo técnico brasileiro Danilo Alvim.
A história da seleção brasileira verdadeira em solo boliviano começou em 1979, e tem três vitórias, dois empates e quatro derrotas. Aos poucos, o time foi conhecendo as melhores estratégias para chegar à cidade sem sentir os efeitos da altitude. Demorou.
Em 1979, Zé Sérgio foi substituído por Juary por passar mal, Zico não conseguiu entrar em campo, o zagueiro Oscar contou diversas vezes seu mal estar: "Joguei com muita dor de cabeça", lembra o defensor, titular nas Copas de 1978 e 1982, reserva em 1986. O Brasil perdeu por 2 x 1.
Na visita seguinte, eliminatórias de 1981, Telê Santana e o preparador físico Gilberto Tim elaboraram um plano ousado. Foram subindo aos poucos. Amistoso com empate em Bogotá, 1 x 1 contra a Colômbia, a 2.500 metros de altitude. Dali até Caracas, sem altitude, para estrear nas eliminatórias contra a Venezuela ganhando por 1 x 0.
Dali para Quito, 2.800 metros de altitude, goleada por 6 x 0 num sábado de Carnaval, marcado pelo incêndio no edifício Grande Avenida, em São Paulo. Chegada a La Paz no dia do jogo para ganhar por 2 x 1, direito a golaço de Reinaldo. Ninguém passou mal.
Depois do sorteio dos grupos das Eliminatórias, ainda em 1979, o então técnico da seleção, Cláudio Coutinho, previu que a única dificuldade seria jogar na Bolívia: "Mas até lá já teremos a experiência da Copa América e saberemos qual a melhor estratégia." Perdeu na Copa América, venceu nas Eliminatórias.
Mas o trauma persistiu a ponto de a CBF agir nos bastidores e combinar com a Federação da Bolívia levar para Santa Cruz de la Sierra o jogo das Eliminatórias seguintes, em 1985. Vitória brasileira por 2 x 0. Foi diferente em 1993, primeira derrota do Brasil em fase de classificação para a Copa do Mundo. Taffarel defendeu pênalti de Erwin Sánchez e fez gol contra, colocando para dentro de sua própria meta um chute cruzado de Echeverry. Foi o jogo em que Zetti foi acusado de usar cocaína e absolvido do caso de doping com o argumento de que tomou chá de coca para se proteger dos efeitos da altirude.
A seleção venceu em La Paz a final da Copa América de 1997, contra a Bolívia, chegando horas antes da partida, vindo de Santa Cruz de la Sierra onde disputou as demais partidas da competição. Perdeu em 2001, com Felipão, em 2009, com Dunga, e só voltou a ganhar em 2022, com Tite: 4 x 0. O mais contundente de todos os triunfos.
Daquele grupo, seguem Alisson, Marquinhos, Bruno Guimarães, autor de um gol, Paquetá, de outro, e Richarlison, que marcou duas vezes. Só que, desta vez, o palco não será La Paz. O Municipal de El Alto fica a apenas 12 quilômetros de distância do Hernando Siles, mas tem 510 metros de altitude a mais do que a capital.
A vantagem é que o Brasil chega à última rodada classificado para a Copa. O risco é que a Bolívia precisa vencer para ter chance de ir à repescagem e ainda lutar para estar no Mundial do ano que vem.
Últimas Notícias

Detran abre inscrições gratuitas para o 1º Passeio Ciclístico

Tatuador é condenado por lesão corporal gravíssima após tatuar adolescente sem autorização

Ex-vereador de Palmeira dos Índios e Estrela de Alagoas morre em Arapiraca

Motociclista fica ferido após colisão com carro em retorno proibido na AL-110, em Arapiraca

Feriado da Emancipação de Alagoas altera funcionamento de serviços e shoppings em Maceió
Vídeos mais vistos

Festa termina com jovem morta e dois feridos no Agreste alagoano

Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca

Morte em churrascaria de Arapiraca

Arapiraca tem uma rua chamada 'Super Nintendo'?
