Substâncias tóxicas são encontradas no Rio Tatuamunha após morte de peixes-boi em Porto de Pedras
A Universidade Federal de Alagoas ( Ufal) divulgou o resultado da análise da água do Rio Tatuamunha, onde os peixes-boi Netuno e Paty morreram e um terceiro ficou doente, em Porto de Pedras, interior de Alagoas.Segundo o laudo da universidade, duas substâncias tóxicas foram encontradas na água.
Ainda segundo o laudo, essas substâncias não teriam capacidade de matar os dois animais sozinhas. O ICMBio acredita se tratar de uma série de fatores investigados que estão sendo investigados.
De acordo com o professor Emerson Soares, foram analisados os parâmetros físico-químicos, microbiológicos, micro-algas tóxicas, contaminantes emergentes e agroquímicos. Cerca de 110 compostos foram avaliados e dois herbicidas utilizadas em plantações e cultivos agrícolas se sobressaíram.
"O que nós acreditamos é que, devido ao teor desses compostos estarem um pouco mais elevados, eles podem ter causado algum dano a um animal, mas acreditamos que não levaram à morte", explicou o professor.
Além disso, o exame de sangue dos dois animais que morreram apontaram para resultados que chamam atenção, como plaquetas e leucócitos abaixo do permitido.
Um terceiro peixe-boi, o Assú, ainda está sendo monitorado em Itamaracá, em Pernambuco. O recinto, que funciona como berçário para esses animais está temporariamente desativado como medida de precaução.
Últimas Notícias
Colisão entre moto e carro deixa jovem ferido no bairro Ouro Preto
Simone Mendes faz dieta simples e seca rápido sem loucuras
Grammy Latino 2025: Chitãozinho & Xororó ganham prêmio de Melhor Álbum de Música Sertaneja
Mulher denuncia importunação sexual e suspeito é conduzido à Central de Flagrantes em Arapiraca
Homem morre atropelado por trem próximo à estação de Lourenço, em Rio Largo
Vídeos mais vistos
Morte em churrascaria de Arapiraca
Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca
MV Representações, representante autorizado do Consórcio Nacional Volkswagen explica as vantagens dessa modalidade
Junqueiro recebe governador para inaugurações

