Psicólogas do Hospital de Emergência ressaltam importância do acolhimento humanizado às vítimas de acidentes de trânsito
No Hospital de Emergência do Agreste (HEA), em Arapiraca, o trabalho da equipe de psicologia é essencial no cuidado integral às vítimas de acidentes de trânsito. Inaugurado em julho de 2003, o HEA é referência para o atendimento a traumas na II Macrorregião de Saúde, que abrange 46 municípios do Agreste, Sertão e Baixo São Francisco. Mais do que tratar lesões físicas, o HEA oferece o acolhimento psicológico na busca para minimizar os traumas emocionais que acompanham a experiência do adoecimento.
Segundo a psicóloga Emanuela Ferro, o processo vai além de “receber” o paciente. “É acolher o sofrimento psíquico diante da dor física, da incerteza do diagnóstico, da hospitalização e do que está por vir. Ansiedade, depressão, angústia, medo da morte, isolamento ou até comportamentos agressivos podem se manifestar. O papel do psicólogo hospitalar é oferecer suporte emocional imediato e trabalhar estratégias de enfrentamento”, destacou.
A psicóloga Kelyne Bastos afirma que o acolhimento psicológico não cura a doença, mas transforma a experiência da internação em um processo mais humano e suportável. “O cuidado envolve também orientar sobre a prevenção e os riscos no trânsito, como evitar o uso do celular ao volante, a direção sob efeito de álcool e o excesso de velocidade. A atenção, o autocuidado e a responsabilidade coletiva podem evitar tragédias. Você já parou para pensar nisso?”, questionou Kelyne.
Para o coordenador de Psicologia do HEA, Wagner Silva, a presença dos psicólogos é indispensável na rotina hospitalar. “A psicologia tem um papel fundamental no dia a dia do hospital, porque dá suporte não apenas aos pacientes, mas também aos familiares e aos profissionais de saúde. Esse trabalho contribui para um cuidado mais completo e humano”, afirmou.
A diretora-geral do HEA, Bárbara Albuquerque, ressaltou a importância da equipe dentro da instituição. “A psicologia é parte essencial da engrenagem do hospital. A atuação dedicada dos profissionais garante acolhimento, escuta e orientação em momentos de extrema fragilidade. Nossa gestão reconhece e valoriza o compromisso da equipe, que faz diferença no processo de recuperação dos pacientes”, destacou.
Últimas Notícias
Homem é preso por tráfico de drogas após abordagem policial no Agreste alagoano
PM morre após ser baleado em tentativa de assalto
Governador de Alagoas decreta ponto facultativo para servidores nesta sexta-feira, 26
Confira a previsão do tempo em Alagoas para esse Natal

