Agosto lilás: Prefeitura de Arapiraca reforça principais canais de denúncia e apoio para mulheres vítimas de violência

Em Arapiraca, o enfrentamento à violência contra a mulher é um assunto que mobiliza diversos setores e serviços, incluindo da Gestão Municipal, que durante o mês de agosto intensificou as ações de sensibilização e conscientização. Para que estas ações sejam ainda mais efetivas, é necessário que toda a população esteja ciente dos principais canais de denúncia em casos de violência contra a mulher.
Em 2025, o slogan da campanha, realizada pelas secretarias municipais de Saúde e Políticas Públicas para a Mulher, é: “Não deixe chegar ao fim da linha. Ligue 180”, um chamado que reforça que denunciar é um ato de coragem e elemento chave para romper ciclos de violência.
A secretária municipal de Saúde, Rafaella Albuquerque, destacou a importância da articulação entre os serviços para uma eficácia maior da campanha. “O enfrentamento à violência contra a mulher exige integração das redes de saúde, assistência social, justiça e segurança pública. Estamos fortalecendo esse trabalho em Arapiraca para garantir acolhimento, proteção e justiça às mulheres que mais precisam”, afirmou.
Já a coordenadora de Saúde da Mulher, Layza Carla, ressaltou: “Mais do que oferecer serviços, precisamos sensibilizar a sociedade para reconhecer que qualquer forma de violência contra a mulher é crime e que procurar ajuda é um ato de coragem. As mulheres não estão sozinhas, e nossa rede de apoio está pronta para agir, proteger e prover justiça”.

A violência de gênero pode ser física, psicológica, moral, sexual ou patrimonial. Todas são graves e todas deixam marcas, por isso demandam atenção especializada. Segundo o Relatório Anual Socioeconômico da Mulher (RASEAM 2025), o Brasil registrou 1.467 feminicídios em 2023, o que equivale a uma mulher morta a cada 6 horas por motivação de gênero. Entre janeiro e julho de 2025, o Ligue 180 registrou 594.118 atendimentos e 86.025 denúncias de violência contra mulheres.
Confira os principais meios para denunciar ou buscar apoio, seja ele psicossocial ou jurídico:
Ligue 180Canal gratuito, sigiloso e disponível 24 horas. Atende denúncias, oferece informações sobre direitos e orienta sobre serviços locais de apoio.
Ligue 190Acione imediatamente em casos em que a violência está ocorrendo ou acabou de acontecer, quando há risco à vida, à integridade física ou ao patrimônio.
Sala LilásEndereço: Hospital de Emergência do Agreste / AL-220, km 5, Sen. Arnon de MeloAtendimento emergencial a vítimas de violência física e sexual. Funciona 24 horas. Contato: (82) 3529-2485.
Delegacia da MulherEndereço: AL-110, 32, Canafístula (ao lado do Posto Di Van)Registro de ocorrência e investigação especializada, 24 horas. Contato: (82) 98752-2339.
Delegacia OnlinePermite o registro de boletins de ocorrência de violência doméstica pela internet: https://alagoasdigital.al.gov.... Maria da PenhaEndereço: Rua Samaritana, 160, Santa EdwigesAtua em casos de risco de morte ou ameaça grave, aplicando medidas protetivas de urgência. Contato: (82) 98833-9438.
CRAMSV – Centro de Referência e Atendimento à MulherEndereço: Rua Antônio Barbosa da Silva, s/n, CanafístulaAtende mulheres maiores de 18 anos com equipe multiprofissional (psicólogo, assistente social, advogada). Contato: (82) 99809-9037.
CREAS – Centro de Referência Especializado de Assistência SocialEndereço: Rua Minervina Francisca da Conceição, 01, Santa EsmeraldaAcolhe vítimas menores de 18 anos, com atendimento psicossocial especializado. Contato: (82) 99150-3831.
NAMVV – Núcleo de Atendimento à Mulher Vítima de Violência Atendimento jurídico, social e psicológico, inclusive visitas domiciliares. Contato: (82) 98705-7415.
Juizado de Violência Doméstica e Familiar contra a MulherEndereço: Rua Samaritana, S/N, Santa EdwigesResponsável por concessão de medidas protetivas e julgamento de casos. Contato: (82) 99336-2537.
Defensoria Pública do Estado de AlagoasEndereço: Rua Samaritana, S/N, Santa EdwigesOrientação jurídica e acompanhamento gratuito nos processos. Contato: (82) 3539-8076.
OAB – Subseção ArapiracaEndereço: Rua Samaritana, 787, Santa EdwigesPor meio da Comissão Especial da Mulher, oferece orientações legais e encaminhamentos. Contatos: (82) 98200-2936 / (82) 98802-8726.
Últimas Notícias

Polícia Civil prende em Maravilha foragido de Pernambuco suspeito de homicídio

Guilherme Lopes se reúne com o Deputado Luciano Amaral em defesa da Hemodiálise da Santa Casa de Penedo

Polícia Civil prende homem em Fórum com mandado de prisão em aberto por tentativa de homicídio, em Alagoas

Morador de residencial de Arapiraca denuncia vazamento de água
