Paulo Dantas dá posse a novos secretários e anuncia maior concurso público da história de Alagoas

O governador Paulo Dantas deu posse, na manhã desta terça-feira (26), no Palácio República dos Palmares, a três novos secretários de Estado. Judson Cabral assumiu a Secretaria do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh); Marília Albuquerque foi empossada como secretária da recém-criada Secretaria de Estado da Mulher (Semu); e Marcelo Nascimento tomou posse na nova Secretaria de Estado de Direitos Humanos (Sedh).
Durante o evento, o governador destacou a experiência dos novos titulares dos órgãos e afirmou que eles darão continuidade aos projetos em andamento, além de trazerem novas propostas para as respectivas áreas.
“Estamos falando de três pastas muito importantes: recursos hídricos e meio ambiente; políticas públicas para as mulheres; e direitos humanos”, ressaltou Paulo Dantas. O governador agradeceu ainda ao deputado estadual Ronaldo Medeiros pela indicação dos nomes e afirmou que os novos secretários vão contribuir para aumentar a eficiência da administração pública.
%2024-1.jpg)
Dantas também fez questão de reconhecer o trabalho dos gestores que deixaram os cargos: Gino César, da Semarh, e Maria José Silva, da extinta Secretaria da Mulher e dos Direitos Humanos (Semudh), que agora foi desmembrada em duas pastas distintas. Segundo o governador, ambos “elevaram o debate e trouxeram resultados positivos” em suas áreas de atuação.
“Queremos cada vez mais foco e atenção voltados especificamente para os direitos humanos, para políticas que defendam e deem protagonismo às mulheres, e para manter o alto nível de discussão em torno da preservação do meio ambiente e de um crescimento econômico sustentável”, enfatizou.
Experiência e compromisso
A nova secretária da Mulher, Marília Albuquerque, de 35 anos, já ocupou os cargos de secretária municipal da Mulher e de Cultura e Lazer, em Arapiraca, além de ter atuado em outras frentes da gestão pública. Em seu discurso de posse, ela destacou o compromisso com a promoção da igualdade e a defesa das mulheres em todo o estado.
%2017-1.jpg)
“Essa nomeação vai além de assumir um cargo público, trata-se de uma missão em defesa das mulheres, com seus desafios e potencialidades. Chegaremos a todas, inclusive às mais distantes”, afirmou Marília. “Estou pronta para construir uma política que transforme a vida das mulheres e fico feliz por integrar o maior secretariado feminino do Brasil”, completou.
O engenheiro civil Judson Cabral, de 70 anos, assume a Semarh trazendo vasta experiência como ex-deputado estadual, vereador por Maceió e ex-presidente do Sindicato dos Engenheiros. Ele destacou que a sustentabilidade será prioridade.
%2007-1.jpg)
“O Estado de Alagoas precisa, cada vez mais, do nosso empenho em prol da sustentabilidade, e essa é a meta do governo que vamos seguir. A Semarh já possui programas importantes, e nosso objetivo será aprimorá-los continuamente”, garantiu.
Marcelo Nascimento, agora à frente da recém-criada Secretaria de Estado de Direitos Humanos, tem uma longa trajetória no movimento estudantil, comunitário, no MST e, principalmente, na defesa dos direitos LGBTQIAPN+. Fundador do Grupo Gay de Alagoas, Marcelo presidiu por 12 mandatos consecutivos a Associação Brasileira de Gays, Lésbicas e Travestis (ABGLT), sendo figura central na criação do programa Brasil Sem Homofobia, lançado em 2004.
%2010-1.jpg)
Marcelo destacou que, entre suas primeiras prioridades, está a ampliação dos projetos já existentes e o fortalecimento da articulação com outros entes, especialmente o Ministério dos Direitos Humanos.
“A Secretaria de Direitos Humanos é desafiadora, com um leque de atuação muito amplo. Garantir os direitos humanos passa por áreas como saúde, educação, assistência social, cultura e outras. Vamos trabalhar de forma intersetorial para assegurar essa plenitude”, afirmou o novo secretário.
Anúncio de concurso histórico
Durante a solenidade, o governador Paulo Dantas também anunciou a realização do maior concurso público da história de Alagoas, previsto para ocorrer ainda em 2025.
“Acreditamos que qualificar a mão de obra e o serviço público é fundamental. Por isso, vamos realizar este concurso. Professores, enfermeiros, técnicos de enfermagem, engenheiros, administradores, economistas, advogados — todos terão oportunidade de disputar uma vaga e contribuir com o desenvolvimento do nosso estado”, declarou o governador.
%2001-1.jpg)
Segundo ele, o edital será lançado até outubro e será um marco na valorização do funcionalismo público alagoano.
Autoridades presentes
Estiveram presentes à solenidade o desembargador do Tribunal de Justiça de Alagoas, Tutmés Ayran; o presidente do Tribunal de Contas do Estado, Fernando Toledo; o presidente da Associação dos Municípios de Alagoas, Marcelo Beltrão; os deputados estaduais Bruno Toledo, Ronaldo Medeiros, Silvio Camelo, Carla Dantas, Ricardo Nezinho, Dudu Ronalsa, Marcos Barbosa e Inácio Loiola; além de vereadores e representantes de movimentos sociais.
%2009-1.jpg&w=400&h=350)
Últimas Notícias

Polícia Civil prende em Maravilha foragido de Pernambuco suspeito de homicídio

Guilherme Lopes se reúne com o Deputado Luciano Amaral em defesa da Hemodiálise da Santa Casa de Penedo

Polícia Civil prende homem em Fórum com mandado de prisão em aberto por tentativa de homicídio, em Alagoas

Morador de residencial de Arapiraca denuncia vazamento de água
