Inscrições do PSS para escolas indígenas começam nesta quarta-feira (20)

A Secretaria de Estado da Educação de Alagoas (Seduc) iniciou nesta quarta-feira (20) as inscrições para o Processo Seletivo Simplificado (PSS) que vai contratar temporariamente e formar banco de reserva de professores, profissionais de apoio escolar e agentes educacionais I (alimentação, manutenção e infraestrutura). As vagas são voltadas para as quatro novas escolas indígenas da rede estadual implementadas em 2025.
As inscrições seguem até o dia 26 de agosto, exclusivamente pelo site selecao.educacao.al.gov.br, onde também está disponível o edital.
Como será a seleção
O processo conta com seis etapas: inscrição online, homologação de documentos, divulgação do resultado da homologação, período para recursos, resultado dos recursos e resultado final. A validade do PSS é de até dois anos, a partir da publicação do resultado final no Diário Oficial do Estado de Alagoas (DOE).
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A carga horária varia entre 25 e 40 horas semanais, com remuneração de R$ 1.730,15 para agentes educacionais (30h); R$ 1.941,57 para profissionais de apoio escolar (25h) e de R$ 2.883,58 para professores de 20h; R$ 3.604,47 para professores de 25h; R$4.325,37 para professores de 30h e R$ 5.767,16 para professores de 40h. Professores devem cumprir, no máximo, dois terços da carga horária em sala de aula e um terço em atividades extraclasse, conforme legislação vigente.
Quem pode participar
Podem se inscrever candidatos(as) brasileiros(as) ou estrangeiros(as) legalizados, com idade mínima de 18 anos, escolaridade compatível com o cargo, quitação eleitoral e militar (para homens), além de aptidão física e mental e sem antecedentes criminais.
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Entre as exigências específicas está a Carta de Anuência (modelo disponível no edital), emitida pelo conselho escolar da comunidade indígena ou de pais, com pelo menos três assinaturas. Para professor de Cultura Indígena, também é necessário comprovar notório saber em costumes, tradições e, quando aplicável, língua materna da etnia.
Todos os documentos devem ser anexados no ato da inscrição, em formato PDF, legível e sem rasuras.
O edital ainda garante reserva mínima de 5% das vagas para pessoas com deficiência, mediante apresentação de laudo e relatório médico.
Cronograma
20 a 26/08 – Inscrições online
27/08 a 02/09 – Homologação de documentos
04/09 – Resultado da homologação
05 a 08/09 – Recursos contra homologação
12/09 – Resultado final e homologação (DOE/AL e site)
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