Como levar comida saudável à mesa do alagoano? Tema é discutido em evento no Agreste
Conferência Territorial debateu formas de viabilizar a venda de produtos da agricultura familiar para todo o estado

A agricultura familiar é atualmente o setor que alimenta a população brasileira, enquanto o agronegócio é mais voltado para exportação. Mas como fazer esse alimento saudável chegar à mesa do alagoano?
Viabilizar a comercialização dos produtos agrícolas e promover os incentivos necessários para o pequeno produtor do estado foram algumas das medidas debatidas na Conferência Territorial de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário etapa Agreste, realizada nesta sexta-feira (15), na Ufal Arapiraca.
O evento organizado pela Superintendência do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) em Alagoas e pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar (Condraf) reuniu agricultores, quilombolas, indígenas, grupos de mulheres agrícolas e poder público.
O objetivo das conferências, que ocorrem até novembro, é debater e traçar um conjunto de políticas públicas e ações para fortalecer o desenvolvimento rural sustentável, solidário e a agricultura familiar, como destacou o superintendente Gilberto Coutinho.
Entre as principais demandas levadas à conferência estão assistência técnica, financiamento e políticas de comercialização. “A ideia é que a conferência faça esse levantamento de quais são as demandas que a população está colocando para que o governo possa organizar esse conjunto de políticas em um programa voltado para o desenvolvimento e inclusão da agricultura familiar dentro da economia nacional”, explicou.
Produtores como Genivaldo Dionísio, do assentamento Roseli Nunes, em Girau do Ponciano, e Maria José Alves, presidente da Cooperal Arapiraca, afirmaram que o escoamento da produção é hoje o principal gargalo da atividade, junto à necessidade de tecnologias para aumentar a produtividade.
A importância do apoio do poder público municipal, estadual e federal a essa população é também um incentivo à alimentação saudável da população brasileira, como explica Rilda Alves, secretária da CUT.
Ela reforça a importância da retomada das conferências do MDA após uma interrupção de anos. “Discutir a agricultura familiar numa perspectiva do fortalecimento da produção de alimentos saudável, é essencial para que a gente possa cada vez mais combater a fome no nosso país”, pontuou.
A próxima Conferência Territorial será realizada na terça-feira, dia 19, no campus da Ufal em Delmiro Gouveia, região do Alto Sertão. Serão nove conferências até o encontro estadual, marcado para novembro. E em março do ano que vem ocorre a conferência nacional.
Últimas Notícias

Polícia identifica suspeito de assaltar ótica em Arapiraca

PF apreende R$ 65 mil em eletrônicos não declarados no Aeroporto Zumbi dos Palmares

FPI atua para combater trabalho análogo à escravidão em pedreiras no Sertão alagoano

Comissão divulga filmes selecionados para mostras competitivas do Circuito Penedo de Cinema

Polícia identifica motorista suspeito de atropelar e matar mulher que fazia caminhada no interior de Alagoas
Vídeos mais vistos

Morte em churrascaria de Arapiraca

Arapiraca tem uma rua chamada 'Super Nintendo'?

Inauguração do Centro de Educação Infantil Leônia Fontes

Festa termina com jovem morta e dois feridos no Agreste alagoano
