Carla Zambelli segue presa apos alegar mal-estar durante audiência na Itália
Considerada foragida da Justiça brasileira, a deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) compareceu nesta quarta-feira (13) a um tribunal de Roma, na Itália, para uma audiência dentro do processo em que a Justiça italiana analisa sua extradição ao Brasil.
Ao chegar ao Tribubal de Apelações de Roma, no entanto, Zambelli alegou estar passando mal, e a audiência foi adiada.
Uma médica chegou a ser chamada para examiná-la ainda no tribunal, mas o juiz responsável pela sessão ordenou depois uma perícia médica e remarcou a sessão para 27 de agosto. Desta forma, Zambelli seguirá presa — a audiência desta quarta definiria se ela poderia ou não aguardar em liberdade por uma decisão sobre uma extradição ao Brasil.
Novo pedido de soltura
A defesa da deputada alega questões de saúde para pedir sua liberdade e, em paralelo,apresentou ao juiz um outro pedido de soltura, alegando que o governo brasileiro não fez um pedido de prisão preventiva.
Em entrevista na saída da sessão, em Roma, os advogados de Zambelli afirmaram esperar que ela seja solta "a qualquer momento".
No entanto, a Corte Suprema da Itália já afirmou que um pedido de prisão na lista de alerta vermelho da Interpol, caso da parlamentar brasileira, é equivalente a um pedido de prisão em âmbito internacional, e o Tratado de Extradição Itália-Brasil, no artigo 13,2, introduz expressamente a equivalência entre pedido em âmbito Interpol e pedido de aplicação de medidas cautelares.
Carla Zambelli foi condenada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a 10 anos de prisão por invadir os sistemas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Dias após a condenação, ela deixou o país e informou que estava na Itália.
O ministro do STF Alexandre de Moraesexpediu um mandado de prisão para a deputada, e ela foi então presa na Itália no fim de julho. Agora, a Justiça italiana analisa um pedido de extradição de Zambelli par ao Brasil.
Últimas Notícias
Criança de 6 anos estupra menino da mesma idade e oferece dinheiro para a vítima, em São José da Tapera
Incêndio atinge carreta e destrói cavalo mecânico do veículo em São Sebastião
Homem é morto com oito tiros em imóvel no bairro Rio Novo, em Maceió
MPE investiga Câmara de Messias por suspeita de irregularidades e falta de transparência
Homem é encontrado morto na Lagoa Mundaú, em Maceió
Vídeos mais vistos
Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca
Instalação de painéis solares na Prefeitura de Arapiraca
Inauguração do Centro de Convenções de Arapiraca
Dia das Mães no Complexo Tarcizo Freire

