Baleia-jubarte encalha morta em praia de Alagoas no início da temporada migratória
O Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia Sergipe-Alagoas (PMP-SEAL) registrou, nesta terça-feira (12), o primeiro encalhe de uma baleia-jubarte (Megaptera novaeangliae) da temporada de 2025. O caso ocorreu na Praia do Pontal do Peba, localizada no município de Piaçabuçu, litoral sul de Alagoas.
O animal, um macho juvenil com aproximadamente seis metros de comprimento, foi encontrado já sem vida e em estado avançado de decomposição.
Devido à maré alta no momento do registro, a remoção da carcaça não pôde ser feita imediatamente. A operação foi realizada na manhã desta quarta-feira (13), durante a maré baixa, o que possibilitou o acesso da equipe técnica ao local.
Durante a necropsia realizada por veterinários do projeto, foram identificados sinais de desprendimento de pele e marcas de mordidas de tubarões.
Entre os meses de julho e novembro, é comum o aparecimento de baleias-jubarte na costa brasileira. Neste período, os animais migram de regiões mais frias em direção ao litoral do Brasil, buscando águas quentes para reprodução e nascimento de filhotes.
O PMP-SEAL integra o processo de licenciamento ambiental federal conduzido pelo Ibama, relacionado às operações da Petrobras para produção e escoamento de petróleo e gás natural. O projeto atua em três estados – Bahia, Sergipe e Alagoas –, com ações desenvolvidas por diferentes instituições.
Em Alagoas, o trabalho é conduzido pelo Instituto Biota; em Sergipe, pelo Instituto Mamíferos Aquáticos e Projeto Tamar; e na Bahia, também pelo Instituto Mamíferos Aquáticos e Projeto Tamar. A coordenação técnica do projeto é da empresa Mineral Engenharia e Meio Ambiente.
A remoção da baleia contou ainda com o apoio do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e da Prefeitura de Piaçabuçu.
A população pode colaborar com o monitoramento costeiro. Para acionar o serviço de resgate de mamíferos, tartarugas e aves marinhas – vivos, debilitados ou mortos – o contato deve ser feito pelo telefone 0800 079 3434.
Últimas Notícias
Suspeito de atropelar dois primos em Marechal Deodoro é identificado após passar por câmeras em Maceió
Mulher fica presa às ferragens após colisão entre dois carros na Pajuçara
Estado de Alagoas é reconhecido nacionalmente e recebe Prêmio Brasil Sem Fome
Queimadas constantes no bairro Planalto voltam a preocupar moradores em Arapiraca
Calor intenso marca o domingo em Alagoas, aponta boletim da Semarh
Vídeos mais vistos
Morte em churrascaria de Arapiraca
Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca
Luciano Barbosa entrega nova praça e Arapiraquinha no Jardim Esperança
Superintendente da SMTT fala sobre mudanças no trânsito de Arapiraca

