Estagiários do Programa Preparando a Volta para Casa apresentam aulão sobre cuidados paliativos no HEA
Os estagiários do Programa Preparando a Volta para Casa (PPVC) apresentaram, no auditório do Hospital de Emergência do Agreste (HEA), em Arapiraca, um aulão multidisciplinar sobre cuidados paliativos. A atividade reuniu estudantes de diferentes áreas da saúde, que também estão estagiando na instituição, e contou com as presenças dos profissionais do PPVC para apoiar e valorizar a iniciativa.
Durante o aulão, participaram estagiários de diversas áreas de atuação do PPVC, incluindo Fisioterapia, Enfermagem, Nutrição, Psicologia e Serviço Social. Cada grupo apresentou sua visão sobre cuidados paliativos a partir da realidade prática da profissão.
O grupo recebe o apoio do fisioterapeuta Marcos Protázio, da enfermeira Ana Neri Rocha e do assistente social Rodrigo Barbosa. Segundo a enfermeira Ana Neri Rocha, o formato permite a troca de experiências e amplia a visão dos participantes. “Tratamos de temas específicos de cada profissão e também de assuntos que exigem discussão coletiva. Em cuidados paliativos, cada área apresenta a sua visão para garantir uma assistência integral ao paciente”, explicou a enfermeira do PPVC.
Ela destacou ainda que a proposta acompanha as tendências da educação em saúde. “É enriquecedor trazer essas discussões para os acadêmicos que vivem a rotina conosco. Eles passam a entender a importância de respeitar as decisões do paciente e da família sobre os rumos da própria vida”, acrescentou Ana Neri Rocha.
O estagiário de Psicologia Saulo Rodrigo, aluno do décimo período da Uninassau Arapiraca, disse que a apresentação foi desafiadora e formativa. “Foi uma experiência enriquecedora, que vai além do aprendizado da faculdade. Lidar com temas complexos como este nos prepara tanto para a vida profissional quanto para a pessoal”, declarou.
Para a estagiária de Fisioterapia Mayara de Farias, também do décimo período da Uninassau Arapiraca, que esteve na plateia da atividade, o Aulão reforçou que cuidados paliativos significam qualidade de vida. “É garantir conforto, assistência e dignidade para o paciente e sua família. Os colegas que estão estagiando no programa mostraram como ele é essencial para quem precisa de várias áreas envolvidas no mesmo atendimento”, ressaltou.
A diretora-geral do HEA, Bárbara Albuquerque, salientou o papel da atividade na formação profissional. “O PPVC mostra que a humanização não está apenas no discurso, mas na prática diária. Essa integração de saberes é um diferencial para a formação dos nossos estagiários e para o cuidado com os pacientes”, afirmou a gestora.
O Programa Preparando a Volta para Casa acompanha e reabilita pacientes com sequelas de Acidente Vascular Cerebral (AVC) e Traumatismo Cranioencefálico (TCE). Ele oferece atendimento multiprofissional e preparando o retorno ao convívio familiar.
Últimas Notícias
Segurança leva o programa “SSP nos Municípios” à cidade do Pilar e apresenta serviços à gestão local
Operação da Polícia Militar prende três suspeitos de tráfico de drogas em Rio Largo
Fung-wong: Filipinas emitem alerta de tempestades mortais por tufão
Mais de 96 mil estão inscritos em Alagoas para o Enem a partir de domingo (9)
Homem perde R$ 1 mil em golpe do “falso amigo” em Arapiraca
Vídeos mais vistos
Morte em churrascaria de Arapiraca
Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca
Luciano Barbosa entrega nova praça e Arapiraquinha no Jardim Esperança
Superintendente da SMTT fala sobre mudanças no trânsito de Arapiraca

