Estagiários do Programa Preparando a Volta para Casa apresentam aulão sobre cuidados paliativos no HEA

Por Assessoria 12/08/2025 19h07
Por Assessoria 12/08/2025 19h07
Estagiários do Programa Preparando a Volta para Casa apresentam aulão sobre cuidados paliativos no HEA
Estagiários do Programa Preparando a Volta para Casa apresentam aulão sobre cuidados paliativos no HEA - Foto: Tony Medeiros / Ascom HEA

Os estagiários do Programa Preparando a Volta para Casa (PPVC) apresentaram, no auditório do Hospital de Emergência do Agreste (HEA), em Arapiraca, um aulão multidisciplinar sobre cuidados paliativos. A atividade reuniu estudantes de diferentes áreas da saúde, que também estão estagiando na instituição, e contou com as presenças dos profissionais do PPVC para apoiar e valorizar a iniciativa.

Durante o aulão, participaram estagiários de diversas áreas de atuação do PPVC, incluindo Fisioterapia, Enfermagem, Nutrição, Psicologia e Serviço Social. Cada grupo apresentou sua visão sobre cuidados paliativos a partir da realidade prática da profissão.

O grupo recebe o apoio do fisioterapeuta Marcos Protázio, da enfermeira Ana Neri Rocha e do assistente social Rodrigo Barbosa. Segundo a enfermeira Ana Neri Rocha, o formato permite a troca de experiências e amplia a visão dos participantes. “Tratamos de temas específicos de cada profissão e também de assuntos que exigem discussão coletiva. Em cuidados paliativos, cada área apresenta a sua visão para garantir uma assistência integral ao paciente”, explicou a enfermeira do PPVC.

Ela destacou ainda que a proposta acompanha as tendências da educação em saúde. “É enriquecedor trazer essas discussões para os acadêmicos que vivem a rotina conosco. Eles passam a entender a importância de respeitar as decisões do paciente e da família sobre os rumos da própria vida”, acrescentou Ana Neri Rocha.

O estagiário de Psicologia Saulo Rodrigo, aluno do décimo período da Uninassau Arapiraca, disse que a apresentação foi desafiadora e formativa. “Foi uma experiência enriquecedora, que vai além do aprendizado da faculdade. Lidar com temas complexos como este nos prepara tanto para a vida profissional quanto para a pessoal”, declarou.

Para a estagiária de Fisioterapia Mayara de Farias, também do décimo período da Uninassau Arapiraca, que esteve na plateia da atividade, o Aulão reforçou que cuidados paliativos significam qualidade de vida. “É garantir conforto, assistência e dignidade para o paciente e sua família. Os colegas que estão estagiando no programa mostraram como ele é essencial para quem precisa de várias áreas envolvidas no mesmo atendimento”, ressaltou.

A diretora-geral do HEA, Bárbara Albuquerque, salientou o papel da atividade na formação profissional. “O PPVC mostra que a humanização não está apenas no discurso, mas na prática diária. Essa integração de saberes é um diferencial para a formação dos nossos estagiários e para o cuidado com os pacientes”, afirmou a gestora.

O Programa Preparando a Volta para Casa acompanha e reabilita pacientes com sequelas de Acidente Vascular Cerebral (AVC) e Traumatismo Cranioencefálico (TCE). Ele oferece atendimento multiprofissional e preparando o retorno ao convívio familiar.