Ação da Sefaz flagra fraude em show e retém mercadorias avaliadas em mais de R$ 1 milhão, em Arapiraca

A Secretaria de Estado da Fazenda segue utilizando a tecnologia avançada e a integração entre os setores para flagrar irregularidades em Alagoas. Um exemplo recente foi a operação que flagrou a comercialização de bebidas alcoólicas sem nota fiscal em um show privado no município de Arapiraca. A mercadoria só foi liberada após o pagamento do imposto devido, resultando em R$ 272 mil para os cofres públicos.
O alerta foi disparado pelo sistema de trânsito inteligente, que monitora em tempo real cargas que circulam pelo estado. A nota fiscal apresentada para justificar a bebida levantou suspeitas: estava emitida por empresa de eventos e produções em Alagoas e destinada para uma loja de tintas em Pernambuco. A incongruência acendeu o sinal vermelho para a equipe de fiscalização.
%20(1).jpeg)
Segundo a superintendente especial da Receita Estadual, Alexandra Vieira, a operação, realizada no dia 8 de agosto, demonstra como a tecnologia tem aproximado a fiscalização e garantido mais justiça no mercado. "Hoje contamos com um sistema que permite monitorar, em tempo real, cargas que entram e circulam em Alagoas. Quando surge uma movimentação suspeita, nossos auditores acompanham a mercadoria e direcionam a abordagem até o local de destino. É uma forma de proteger os contribuintes que cumprem a lei e combater a concorrência desleal", destaca.
A ação contou com a atuação conjunta de diversos setores da Receita Estadual. O trabalho começou na Gerência de Pesquisa e Investigação (Gepi), responsável pela identificação inicial da irregularidade e monitoramento, teve execução pela Chefia de Operações Estratégicas (COE), com acompanhamento próximo da gerência e da Superintendência da Fiscalização.
Para Luiz Augusto, superintendente de Fiscalização da Sefaz/AL, operações como essa têm efeito educativo e preventivo. "Queremos deixar claro que o Estado está atento. Eventos e shows precisam recolher o imposto de forma correta e antecipada. A tecnologia e o trabalho integrado de nossas equipe”, afirmou.
Em contato com o Portal Já É Notícia, a empresa responsável pelo evento esclareceu que não possui responsabilidade pelo serviço do fornecedor de bebidas. "De fato, o fornecedor envolvido foi devidamente notificado e pagou a multa, não havendo qualquer relação da produção do evento com a situação narrada", disse a nota da empresa, acrescentando que "a forma como a informação foi veiculada não condiz com a realidade dos fatos".
Últimas Notícias

VÍDEO: II Aprofundamento para Casais conta com público expressivo em Arapiraca

Jovem encontrado com sinais de asfixia em carro não resiste e morre em Arapiraca; companheira morreu dentro do veículo

Confusão termina com homem morto a facadas em Palmeira dos Índios

Pai e filha morrem em colisão envolvendo dois carros no Sertão; três pessoas ficam feridas

Homem é encontrado morto na faixa de areia da Praia do Sobral, em Maceió
Vídeos mais vistos

Festa termina com jovem morta e dois feridos no Agreste alagoano

Morte em churrascaria de Arapiraca

Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca

Arapiraca tem uma rua chamada 'Super Nintendo'?
