Segurança Pública lança site do 190 para atendimento de emergências em Alagoas

A Secretaria de Estado da Segurança Pública disponibilizou uma plataforma on-line para atendimento de ocorrências de emergências através do 190. Além do contato telefônico, a população poderá acionar as equipes que atuam nas ruas diariamente pelo site 190.seguranca.al.gov.br .
O serviço funcionará 24h e contará com uma triagem feita através dos agentes do Programa Ronda no Bairro, como já ocorre no teleatendimento feito na capital, em uma parceria com a Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev). Os agentes vão averiguar os chamados de urgência e encaminhar diretamente para as mesas de despachos das unidades da Polícia Militar responsáveis pelo policiamento nas localidades dos fatos.
“É a ampliação de um serviço que já temos em uma parceria com a Seprev. O 190 é o contato direto com as equipes que estão na rua para o serviço emergencial e contará agora com um site para localidades de difícil comunicação telefônica ou para quando houver registro de instabilidades para determinadas operadoras”, afirmou o secretário-executivo de Políticas de Segurança Pública da SSP, Patrick Madeiro.
Nos últimos dias, os agentes de proximidade que farão o primeiro atendimento através da nova plataforma receberam instruções dadas pela equipe de Tecnologia da Informação da SSP que criou o site.
Para o secretário da Segurança Pública, Flávio Saraiva, o portal facilitará o acesso aos serviços policiais. “Estamos reforçando a forma de atender as pessoas que estejam em situação de urgência ou que flagrem algum delito. Com isso, queremos garantir ainda mais segurança à população”, enalteceu o gestor.
Um painel será colocado na página principal da SSP (seguranca.al.gov.br), bem como na biografia do Instagram oficial (@segurancaal) para facilitar ainda mais o contato com a população. Vale ressaltar que a nova plataforma também conta recursos assistivos e de tradução de textos para a Língua Brasileira de Sinais (Libras). Com o apoio do Hand Talk, a SSP possibilita o direito de acesso total à informação.
Passo a passo para acionar o 190 pela internet:
* Após acessar o site 190.seguranca.al.gov.br, a pessoa precisará digitar um código para verificação de segurança;
* Em seguida, é necessário selecionar o tipo de solicitação com base na ocorrência flagrada naquele momento;
* Preenche os dados relacionados ao endereço do fato;
* Inclui informações pessoais, adiciona o telefone (para que a equipe possa entrar em contato com o solicitante, caso seja necessário) e descreve o fato flagrado;
* E por fim, envia a solicitação à SSP. A partir daí, a ocorrência será direcionada às guarnições mais próximas.
Vale reforçar que passar trote é crime. Conforme a legislação vigente, quem comunica uma falsa ocorrência pode receber uma pena de um a seis meses de detenção, além de multa.
A SSP também informa que o canal disquedenuncia.seguranca.al.gov.br permanece disponível, mas para situações que não são emergenciais. Para contribuir com o trabalho das forças policiais, os cidadãos podem denunciar diversos crimes, como homicídios, tráfico de drogas, roubos ou a localização de pessoas foragidas ou procuradas pela Justiça. Além do site, as informações que seguem anônimas e gratuitas também podem ser repassadas através do número 181 e do aplicativo Disque Denúncia Alagoas.
Últimas Notícias

Vídeo. Com apoio de deputado Daniel Barbosa, prefeito Luciano assina Ordem de Serviço para pavimentação de mais bairros em Arapiraca

Veículo envolvido em atropelamento fatal é localizado em Santana do Ipanema

Polícia Científica fortalece combate à violência contra a mulher com adesão ao Alagoas Lilás

Trabalhador morre após acidente durante reparo em ginásio escolar em Maceió

Homem que estava desparecido também é localizado em Maceió
Vídeos mais vistos

Morte em churrascaria de Arapiraca

Inauguração do Centro de Educação Infantil Leônia Fontes

Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca

Festa termina com jovem morta e dois feridos no Agreste alagoano
