Morre Miguel Uribe, pré-candidato à presidência da Colômbia baleado durante discurso
O senador e pré-candidato à presidência da Colômbia Miguel Uribe, vítima de um atentado em junho durante comício em Bogotá, morreu nesta segunda-feira (11) após mais de dois meses lutando pela vida, afirmou sua esposa, Maria Claudia Tarazona.
Uribe, de 39 anos, era senador de oposição ao atual governo e um dos favoritos na corrida eleitoral colombiana. O senador também era neto de um ex-presidente e filho de uma jornalista sequestrada e assassinada pelo Cartel de Medellín. Além da esposa, Miguel Uribe deixa um filho.
O senador foi baleado duas vezes na cabeça e uma na perna na noite de 7 de junho enquanto discursava em um evento de rua
na capital colombiana, em meio ao crescimento de atos políticos visando as próximas eleições presidenciais na Colômbia, marcadas para março de 2026.
O atentado a Uribe foi o primeiro de uma onda de ataques ocorridos na Colômbia nos últimos meses e reviveram o fantasma da violência política no país dos anos 1990. Na época, três candidatos à presidência foram assassinados durante a campanha eleitoral.
Desde o atentado, Uribe estava internado no Fundação Santa Fé de Bogotá. Ele estava à beira da morte e foi estabilizado após diversas e cirurgias e intervenções. No entanto, Uribe "regrediu à condição crítica devido a um episódio de hemorragia no sistema nervoso central", segundo boletim do hospital no sábado (9). Ele foi submetido a uma cirurgia de emergência e precisou voltar a ser sedado, segundo o hospital.
"O mal destrói tudo, mataram a esperança. Que a luta de Miguel seja uma luz que ilumine o caminho correto da Colômbia", lamentou o ex-presidente Álvaro Uribe Vélez, líder do partido Centro Democrático, ao qual Uribe era filiado.
Últimas Notícias
Alerta de chuvas intensas: Alagoas pode registrar fortes pancadas neste fim de semana
Alagoana de 31 anos está desaparecida há 10 dias no interior do Mato Grosso
MP recomenda proibição de veículos na areia e paredões no Carnaval 2026 do Pontal do Peba
Guarda Municipal de Traipu recebe novo fardamento em ação de valorização da corporação
Mulher morre após ser atropelada ao atravessar rodovia AL-220, no Agreste alagoano
Vídeos mais vistos
Delegado detalha prisão de autor de homicídio no Bosque das Arapiracas
Inauguração do Centro de Convenções de Arapiraca
Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca
Ordem de Serviço para pavimentação em bairros de Arapiraca

