Avião de pequeno porte cai nos Lençóis Maranhenses e mata duas pessoas

Por Redação com Agências 10/08/2025 16h04
Por Redação com Agências 10/08/2025 16h04
Avião de pequeno porte cai nos Lençóis Maranhenses e mata duas pessoas
Avião de pequeno porte cai nos Lençóis Maranhenses e mata duas pessoas - Foto: Reprodução/Redes Sociais

Um avião de pequeno porte, do tipo anfíbia, caiu no sábado, 09, na região do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, próximo ao município de Santo Amaro do Maranhão, a cerca de 251 km de São Luís. O acidente resultou na morte das duas pessoas que estavam a bordo, identificadas como Victor Manoel Brito, piloto de 43 anos, e Bruna Emanoely Silva Pereira, médica veterinária de 23 anos. Ambos foram encontrados mortos no local da queda.

Segundo informações iniciais, a aeronave, modelo SUPER PETREL LS fabricado em 2012, classe anfíbia e com motor convencional, pertence ao deputado estadual Francisco Nagib Buzar de Oliveira (PSB), filho do prefeito de Codó, Chiquinho FC (PT). O avião anfíbio é capaz de operar tanto em superfícies sólidas quanto aquáticas, o que permite pousos em pistas convencionais e hidropistas, como lagos e mares, conforme definição da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).

A queda ocorreu nas proximidades da Lagoa das Pedras, área isolada para o trabalho das equipes de resgate e início das investigações. O Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA) foi acionado por volta das 21h30 e concluiu o resgate às 1h45 do domingo, 10. Os corpos das vítimas ficaram presos às ferragens da aeronave e foram encaminhados para um hospital da região.

Bruna Emanoely Silva Pereira estava viajando de Santa Inês para São Luís para passar o Dia dos Pais com seu pai. Ela era recém-formada em medicina veterinária e trabalhava atendendo produtores rurais em uma empresa privada. Segundo sua tia, Nelyany Araújo, Bruna era uma jovem sonhadora, batalhadora, carinhosa e muito querida por todos. “Ela era como uma filha para nós, cheia de luz e com muitos sonhos pela frente”, disse Nelyany. O velório da jovem está previsto para a tarde deste domingo em Santa Inês.

O deputado Francisco Nagib divulgou nota em suas redes sociais lamentando o acidente e expressando solidariedade às famílias das vítimas. Ele destacou que Victor Manoel Brito era um amigo próximo, cheio de vida e com muitos sonhos, e manifestou profundo pesar pela perda irreparável. O parlamentar também rogou a Deus que conforte os corações dos familiares neste momento difícil.

Até o momento, não há confirmação oficial sobre as causas do acidente. O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) foi acionado para apurar o ocorrido, e aguarda-se um posicionamento oficial.