Bebê de oito meses morre por meningite em Maceió; Sesau reforça importância da vacinação

Por Redação 08/08/2025 20h08
Por Redação 08/08/2025 20h08
Bebê de oito meses morre por meningite em Maceió; Sesau reforça importância da vacinação
Bebê - Foto: Imagem ilustrativa / Pixabay

A Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas (Sesau) confirmou nesta sexta-feira, 08, a morte de um bebê de oito meses por meningite em Maceió. Este é o quarto óbito causado pela doença no estado em 2025. De acordo com a Sesau, já foram registrados 12 casos confirmados neste ano, o que acende um alerta para a prevenção e o cuidado com a imunização.

A meningite é uma inflamação das meninges, membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal. A forma bacteriana, considerada mais grave, pode levar à morte em poucas horas ou deixar sequelas permanentes, como surdez, convulsões e dificuldades neurológicas.

O infectologista da Sesau, Renee Oliveira, reforçou que a vacinação é a forma mais eficaz de proteção. “A doença pode levar a óbito ou deixar sequelas físicas. Por isso é primordial que os pais ou responsáveis mantenham o Calendário Vacinal de seus filhos sempre atualizado para que eles estejam seguros contra a meningite e outras doenças graves”, destacou.

O Programa Nacional de Imunização (PNI) oferece, gratuitamente, vacinas que protegem contra as principais causas de meningite bacteriana. Entre elas estão: meningocócica C (conjugada), pneumocócica 10-valente (conjugada), pentavalente e meningocócica ACWY (conjugada). Elas protegem contra diferentes sorogrupos e bactérias, como Neisseria meningitidis, Streptococcus pneumoniae e Haemophilus influenzae tipo B.