‘O Brasil precisa tratar melhor seus ex-presidentes’, diz Arthur Lira
O ex-presidente da Câmara dos Deputados Arthur Lira (PP-AL) afirmou nesta terça-feira, 5, que o “Brasil precisa tratar melhor seus ex-presidentes”. “Tenho dito e defendido isso há muito tempo”, afirmou. Desde a redemocratização, o país já teve quatro ex-presidentes presos: Luiz Inácio Lula da Silva, Michel Temer, Fernando Collor e, agora, Jair Bolsonaro.
A declaração ocorre diante da decretação de prisão domiciliar de Bolsonaro determinada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes. “As medidas aplicadas a Jair Bolsonaro são exageradas e acirram os ânimos em um país já polarizado que, na verdade, precisa de paz e estabilidade para progredir”, continuou o parlamentar.
Nesta terça, deputados e senadores de oposição ao governo Luiz Inácio Lula da Silva obstruíram os trabalhos no Congresso Nacional para pressionar o Parlamento a votar, por exemplo, projeto de anistia aos condenados e presos pelo 8 de Janeiro. Em forma de protesto, parlamentares apoiadores de Bolsonaro colocaram fita adesiva nas bocas, ouvidos e até nos olhos para criticar a decisão do ministro do Supremo. “Quando o ambiente é de insegurança jurídica e instabilidade política, a economia sofre. Quem paga essa conta é o povo. Quem perde é o Brasil”, concluiu Lira.
Apresentado em 2022 pelo deputado Major Vitor Hugo (PL-GO), o projeto 2.858/2022 tinha como objetivo conceder anistia a partir de 30 de outubro daquele ano aos que participaram de bloqueios em rodovias e demais atos contrários ao resultado das eleições, incluindo publicações em redes sociais. A pressão em torno da proposta aumentou diante dos acontecimentos de 8 de janeiro de 2023.
De acordo com dados da Câmara dos Deputados, outros sete propostas de lei do tipo foram apensados ao projeto de Vitor Hugo. Na última semana, a deputada Caroline de Toni (PL-SC) apresentou requerimento de urgência para o texto ser analisado no plenário da Casa. A mesma solicitação foi feita em abril por Sóstenes, o que não ocorreu. Em uma enquete liberada pela Casa para votação popular, mais de 90% são contrários ao projeto de lei e criticam a tramitação no Legislativo.
Últimas Notícias

Polícia Civil investiga achado de dois corpos em cova rasa na zona rural de Rio Largo

Alfredo Gaspar transforma experiência na segurança pública e combate ao crime em projetos de lei no Congresso

Polícia identifica suspeito de assaltar ótica em Arapiraca

PF apreende R$ 65 mil em eletrônicos não declarados no Aeroporto Zumbi dos Palmares

FPI atua para combater trabalho análogo à escravidão em pedreiras no Sertão alagoano
Vídeos mais vistos

Morte em churrascaria de Arapiraca

Arapiraca tem uma rua chamada 'Super Nintendo'?

Inauguração do Centro de Educação Infantil Leônia Fontes

Festa termina com jovem morta e dois feridos no Agreste alagoano
