Militares do 3º BPM participam de curso de operações policiais integradas, promovido pela SSP Alagoas

Arapiraca se tornou palco de uma importante iniciativa para o fortalecimento da segurança pública em Alagoas. Teve início, na manhã de ontem, segunda-feira, 04, no auditório da Defensoria Pública, em Arapiraca, o Curso de Operações Policiais Integradas (COPI), promovido pela Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP/AL).
O curso, que segue ao longo de toda essa semana, reúne agentes das principais forças de segurança do estado, incluindo policiais militares, civis, penais e da Perícia Oficial, com o objetivo de padronizar procedimentos e fortalecer a atuação conjunta no enfrentamento ao crime organizado e aos crimes violentos contra o patrimônio.
Militares do 3º Batalhão de Polícia Militar (3º BPM) participaram da capacitação, que oferece módulos teóricos e práticos ministrados por especialistas. O comandante do 3º BPM, major David Durval, destacou a importância da participação da unidade: ““O curso de operações integradas é um passo fundamental para o fortalecimento da segurança pública em Alagoas. A presença dos nossos policiais demonstra o comprometimento do 3º BPM com a busca pela excelência operacional”, disse.
Durante a solenidade de abertura, o coronel Raumário, chefe de inteligência da SSP/AL, ressaltou que esta é a segunda turma do COPI em Alagoas e enfatizou a relevância da formação integrada e multidisciplinar.
Segundo ele, o curso prepara os agentes para responder de forma sinérgica e qualificada às ocorrências de crimes contra o patrimônio, com foco especial nos requisitos da cadeia de custódia desde o primeiro contato da equipe de segurança com a cena do crime. “A turma será desafiada a resolver simulações realistas de ocorrências, especialmente aquelas que podem acontecer na região de Arapiraca e no Agreste alagoano, combinando inteligência, operação e perícia”, explicou.
O coronel também destacou que o crime violento contra o patrimônio é, em sua essência, um crime de oportunidade. Com o fortalecimento das forças de segurança e a implantação do Plano Defesa em todo o estado, Alagoas envia uma mensagem clara às organizações criminosas: o estado está preparado. “Quando o criminoso percebe que o custo é maior do que o benefício, ele desiste. E é isso que estamos construindo aqui: um ambiente hostil para o crime e seguro para o cidadão”, afirmou Raumário.
Assista:
Últimas Notícias

Suspeito de homicídio é preso pela Polícia Civil no Centro de Arapiraca

Mega-Sena acumula e prêmio principal vai para R$ 55 milhões

Dino lembra que STF já negou liberdade a Lula e que não há no voto nenhum tipo de recado

MPF pede suspensão de concurso da Marinha

Técnico da Argentina defende que Messi decida se jogará Copa de 2026
Vídeos mais vistos

Festa termina com jovem morta e dois feridos no Agreste alagoano

Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca

Morte em churrascaria de Arapiraca

27ª edição Raízes de Arapiraca
