Militares do 3º BPM participam de curso de operações policiais integradas, promovido pela SSP Alagoas

Por Redação 05/08/2025 11h11 - Atualizado em 05/08/2025 11h11
Por Redação 05/08/2025 11h11 Atualizado em 05/08/2025 11h11
Militares do 3º BPM participam de curso de operações policiais integradas, promovido pela SSP Alagoas
Curso de Operações Integradas em Arapiraca - Foto: Assessoria

Arapiraca se tornou palco de uma importante iniciativa para o fortalecimento da segurança pública em Alagoas. Teve início, na manhã de ontem, segunda-feira, 04, no auditório da Defensoria Pública, em Arapiraca, o Curso de Operações Policiais Integradas (COPI), promovido pela Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP/AL).

O curso, que segue ao longo de toda essa semana, reúne agentes das principais forças de segurança do estado, incluindo policiais militares, civis, penais e da Perícia Oficial, com o objetivo de padronizar procedimentos e fortalecer a atuação conjunta no enfrentamento ao crime organizado e aos crimes violentos contra o patrimônio.

Militares do 3º Batalhão de Polícia Militar (3º BPM) participaram da capacitação, que oferece módulos teóricos e práticos ministrados por especialistas. O comandante do 3º BPM, major David Durval, destacou a importância da participação da unidade: ““O curso de operações integradas é um passo fundamental para o fortalecimento da segurança pública em Alagoas. A presença dos nossos policiais demonstra o comprometimento do 3º BPM com a busca pela excelência operacional”, disse.

Durante a solenidade de abertura, o coronel Raumário, chefe de inteligência da SSP/AL, ressaltou que esta é a segunda turma do COPI em Alagoas e enfatizou a relevância da formação integrada e multidisciplinar.

Segundo ele, o curso prepara os agentes para responder de forma sinérgica e qualificada às ocorrências de crimes contra o patrimônio, com foco especial nos requisitos da cadeia de custódia desde o primeiro contato da equipe de segurança com a cena do crime. “A turma será desafiada a resolver simulações realistas de ocorrências, especialmente aquelas que podem acontecer na região de Arapiraca e no Agreste alagoano, combinando inteligência, operação e perícia”, explicou.

O coronel também destacou que o crime violento contra o patrimônio é, em sua essência, um crime de oportunidade. Com o fortalecimento das forças de segurança e a implantação do Plano Defesa em todo o estado, Alagoas envia uma mensagem clara às organizações criminosas: o estado está preparado. “Quando o criminoso percebe que o custo é maior do que o benefício, ele desiste. E é isso que estamos construindo aqui: um ambiente hostil para o crime e seguro para o cidadão”, afirmou Raumário.

Assista: