Criança de apenas 3 anos é resgatada após se afogar em Praia de Paripueira
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado, na manhã desta sexta-feira (1º), para atender uma criança de três anos vítima de afogamento no município de Paripueira, Litoral Norte de Alagoas. A menina foi encontrada pela família no fundo de uma piscina e levada imediatamente ao Pronto Atendimento Municipal (PAM), onde recebeu os primeiros socorros, mas teve o quadro clínico agravado.
Após a reanimação, a paciente foi transferida pelo helicóptero Falcão 05 e repassada aos cuidados da equipe da Unidade de Suporte Avançado (USA) – UTI Móvel. Depois de ser intubada e medicada, foi estabilizada clinicamente e encaminhada ao Hospital Geral do Estado (HGE), em Maceió, onde segue recebendo os cuidados necessários.
O êxito da ocorrência só foi possível graças à estrutura do Programa Salva Mais, coordenado pelo Departamento Estadual de Aviação (DEA), que integra as ações do Samu e do Corpo de Bombeiros para atendimentos aeromédicos em todo o estado. A coordenadora do programa, tenente-coronel Elaine Monteiro, destacou a integração das instituições. “A transferência bem-sucedida demonstra o profissionalismo e a sinergia de todas as equipes envolvidas, que atuaram de forma precisa e rápida para salvar a vida da criança”, afirmou.
A coordenadora geral do Samu Maceió, enfermeira Beatriz Santana, reforçou a importância da atuação integrada e rápida de todas as equipes envolvidas. “A agilidade das equipes do Programa Salva Mais, aliada ao trabalho da equipe da USA, foi essencial para garantir um atendimento adequado que salvou a vida da criança”, afirmou.
Como agir em caso de afogamento
O Samu orienta que, ao encontrar uma criança ou adolescente submerso em piscina, a primeira ação é retirá-lo imediatamente da água, verificar se a vítima responde a estímulos e se está respirando. Caso contrário, é fundamental iniciar a RCP (compressões torácicas e ventilações boca a boca, se possível) e acionar imediatamente o Samu pelo número 192 ou o 193.
Se a criança estiver inconsciente, mas respirando, deve-se colocá-la em posição lateral de segurança e aguardar a chegada da equipe especializada. Nunca se deve sacudir a criança ou tentar retirar água com técnicas caseiras, pois isso pode agravar o quadro.
Prevenção salva vidas
Acidentes por afogamento são silenciosos e podem acontecer em segundos. Por isso, o Samu reforça a importância de nunca deixar crianças sozinhas perto de piscinas, rios ou outros ambientes aquáticos. Instalar barreiras de proteção, utilizar coletes salva-vidas e supervisionar constantemente os pequenos são atitudes que evitam tragédias.
Em caso de urgência, ligue 192. A resposta rápida pode fazer toda a diferença.
Últimas Notícias
Vereador e assessor são mortos a tiros em fazenda na Bahia
Alagoas vence Sergipe e conquista a primeira edição da Copa Rainha Marta Nordeste
Corpo em estado avançado de decomposição é encontrado em plantação na zona rural de Craíbas
Carro invade calçada e derruba puxadinho de imóvel no bairro Brasília
Homem que furtou calcinha de vizinha durante 1 ano entrava no apartamento usando a própria chave em MG
Vídeos mais vistos
Morte em churrascaria de Arapiraca
Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca
Luciano Barbosa entrega nova praça e Arapiraquinha no Jardim Esperança
Superintendente da SMTT fala sobre mudanças no trânsito de Arapiraca

