'Nunca mais vamos nos envolver em atividade de mineração', diz Braskem
"Nós não vamos mais explorar sal. Nós fechamos as minas e nunca mais vamos nos envolver nessa atividade de mineração, que era uma atividade que, na verdade, não tinha nada a ver com a nossa atividade petroquímica", afirma Roberto Ramos, presidente da Braskem, referindo-se às minas de sal-gema que a companhia explorou em Alagoas. A exploração causou afundamento do solo em bairros da capital Maceió. Ele foi convidado do "UOL Líderes", videocast do UOL Economia que entrevista líderes do mundo empresarial.
'Quando aconteceram os afundamentos, quando ficou claro que, na verdade, a razão era de alguma forma ligada à exploração das minas, a Braskem parou de explorar as minas e, portanto, nunca mais vai se envolver nisso. Isso que aconteceu não vai se repetir.' Roberto Ramos, presidente da Braskem.
Estabilidade das cavidades de sal-gema
Na entrevista, Ramos diz que a empresa vai preencher as cavidades de Alagoas com água ou areia. "O que nós temos que fazer? Nós temos que preencher as cavidades com água, que seria a forma natural de fazer sempre que você consiga manter essa água sob pressão. Se, por acaso, a estrutura geológica for uma estrutura adequada, você consegue que a água continue sob pressão e não migre, não fuja", diz.
'Nas cavernas de Alagoas, muitas delas têm, na sua estrutura de sal, segmentos de outras rochas, o que faz com que a água escape por essas rochas. Então, há cavernas que nós não vamos poder encher com água, mas com areia. Nós estamos nesse processo', disse Roberto Ramos.
Previsão é demorar 10 anos, pelo menos
Ramos diz, na entrevista, que esse processo "não pode ser feito rapidinho". "Porque, se você enche uma caverna aqui e não enche essa de cá, a pressão lateral pode desestabilizar a caverna de cá. A gente imagina que tem pelo menos dez anos pela frente", declara.
Braskem é uma empresa petroquímica global. Ela possui um portfólio de resinas plásticas e produtos químicos para diversos segmentos, como embalagens alimentícias, construção civil, industrial, automotivo, agronegócio, saúde e higiene, entre outros. Tem 40 unidades industriais no Brasil, EUA, México e Alemanha, e exporta seus produtos para mais de 70 países.
Últimas Notícias
Incêndio em grande área de vegetação mobiliza bombeiros em Limoeiro de Anadia
James Ransone, ator de 'It: Capítulo 2' e 'The Wire', morre aos 46 anos
Acidente entre moto e bicicleta deixa jovem de 25 anos ferido em Arapiraca
Governo de Alagoas entrega 2ª Creche Cria e Sala Google em Batalha nesta segunda

