Tribunal de Justiça de Alagoas esclarece como é realizado o cálculo da pensão alimentícia

O Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL) lançou, nesta terça-feira, 29, o quarto vídeo da série "TJAL contra a desinformação", com o objetivo de esclarecer dúvidas frequentes sobre o cálculo da pensão alimentícia. A juíza auxiliar da Corregedoria Geral de Justiça (CGJ), Laila Kerkhoff, foi a responsável por explicar como esse valor é definido judicialmente, desmentindo um dos principais mitos sobre o tema.
De acordo com a magistrada, não existe na lei um percentual fixo — como o popularmente difundido 30% — para o valor da pensão alimentícia. “Essa informação é falsa. Não tem um limite específico em lei, nem percentual mínimo nem máximo. Pode ser 10%, pode ser 20%, pode ser 30%. Depende do caso concreto”, afirmou Laila Kerkhoff no vídeo publicado pelo TJAL.
A juíza reforça que a definição do valor da pensão alimentícia leva em conta dois fatores principais: as necessidades de quem vai receber os alimentos e a possibilidade financeira de quem vai pagar. Além disso, outros aspectos são analisados, como a renda do responsável, os gastos com a criança e o padrão de vida da família.
Ainda segundo Laila Kerkhoff, a obrigação de pagar pensão não é exclusiva dos pais: “Ela pode ser devida tanto pelo pai quanto pela mãe. Cada situação é analisada individualmente pelo juiz ou juíza responsável, com base nas condições específicas de cada família”.
Últimas Notícias

Motorista desobedece sinalização e destrói pórtico na avenida Governador Afrânio Lages

Homem invade residência e tenta estuprar mulher no Agreste alagoano

Nova Casa da Cultura de Arapiraca é inaugurada em Arapiraca com solenidade emocionante

Prefeito de Maceió decide exonerar dois secretários e diretor-presidente do IPREV

Alvo de operação, suspeito de matar Mãe Bernadete é preso após fazer família refém na Bahia
Vídeos mais vistos

Festa termina com jovem morta e dois feridos no Agreste alagoano

Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca

Morte em churrascaria de Arapiraca

Arapiraca tem uma rua chamada 'Super Nintendo'?
