Líder do Comando Vermelho em Alagoas está foragido no Rio de Janeiro, afirma SSP

A Secretaria de Segurança Pública de Alagoas (SSP) informou, durante entrevista coletiva realizada na tarde desta terça-feira (29), que Kayo Nascimento de Magalhães, conhecido como “99” e apontado como líder do Comando Vermelho em Alagoas, está foragido e escondido no Morro do Alemão, no Rio de Janeiro. A revelação foi feita pelo secretário executivo da SSP, coronel Patrick Madeiro.
“Ele é alagoano, conhecido pelo apelido de ‘99’. Já identificamos seu paradeiro e os mandados de prisão foram encaminhados às forças de segurança do Rio de Janeiro, que lidam diariamente com a presença de foragidos de outros estados abrigados nas comunidades cariocas. É um ambiente criminal específico, onde há enfrentamentos constantes”, explicou Madeiro.
A informação foi divulgada no contexto da Operação Comando Vermelho 2, deflagrada nesta manhã com o objetivo de desarticular a facção criminosa que atua nas regiões de Rio Largo, Satuba, Santa Luzia do Norte e Maceió. Até o momento da coletiva, 27 pessoas haviam sido presas e outros 23 mandados de prisão estavam em andamento. Os alvos da operação respondem por formação de organização criminosa, além de crimes como homicídio e tráfico de drogas.
“O líder da facção é um covarde. Está refugiado no Rio, mas segue manipulando criminosos aqui em Alagoas. Hoje, esses criminosos foram surpreendidos com a presença da Polícia Militar e da Polícia Civil nas portas de suas casas. Estão sendo retirados das ruas e levados ao Sistema Prisional, onde devem estar”, declarou o coronel Madeiro.
A operação mobilizou um dos maiores efetivos policiais já empregados em uma ação integrada no estado, com 84 mandados judiciais, sendo 50 de prisão e 34 de busca e apreensão.
De acordo com o secretário, os principais líderes da facção deixaram Alagoas e vivem no Rio de Janeiro para escapar das autoridades locais. “Eles sabem que aqui há resposta rápida. A SSP, o Ministério Público e o Judiciário estão unidos para combater esse tipo de criminalidade”, afirmou.
Madeiro ressaltou ainda que a ação tem impacto direto na segurança do município de Rio Largo, que, por sua proximidade com Maceió, vinha sofrendo com o avanço do tráfico de drogas. “A operação visa reduzir significativamente — e, se possível, eliminar — a atuação do tráfico na região”, pontuou.
Disque Denúncia será reforçado
Durante a coletiva, o secretário executivo também anunciou melhorias no Disque Denúncia 181, que passará a divulgar fotos dos criminosos foragidos em um espaço próprio no site da SSP.
“Queremos que a população continue contribuindo. Vamos apresentar os rostos desses 23 foragidos para que qualquer cidadão possa colaborar com informações anônimas e seguras. A participação da sociedade é essencial para localizar e prender esses indivíduos onde quer que estejam”, finalizou.
Últimas Notícias

Alagoas marca presença no Festival Internacional do Forró de Raiz, na França

Andréa Maia, viúva de Marcelo Lima, assume presidência do MDB em Quebrangulo e surge como possível candidata à Prefeitura

Fux cita incompetência absoluta do STF e vota para anular ação contra réus por tentativa de golpe

PM desarticula laboratório de drogas e localiza plantio de maconha na Barra Nova, em Marechal

Marx Beltrão pede que Senado aprove com urgência projeto que barra descontos indevidos nos benefícios do INSS
Vídeos mais vistos

Festa termina com jovem morta e dois feridos no Agreste alagoano

Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca

Morte em churrascaria de Arapiraca

27ª edição Raízes de Arapiraca
