MPF exige que Prefeitura de Maragogi implemente plano de ordenamento das praias

O Ministério Público Federal (MPF) ajuizou uma ação civil pública cobrando que a Prefeitura de Maragogi, no Litoral Norte de Alagoas, elabore e implemente, no prazo de 90 dias, um plano técnico de balizamento náutico para as praias da região. A medida tem como foco a segurança dos banhistas, a organização da faixa costeira e a preservação dos ecossistemas da Área de Proteção Ambiental (APA) Costa dos Corais.
Segundo o MPF, o plano deverá contar com o suporte técnico da Capitania dos Portos e incluir áreas específicas para banho, corredores de entrada e saída de embarcações, zonas de exclusão ambiental e trechos destinados à prática de esportes náuticos.
O descumprimento da decisão pode acarretar multa diária de R$ 3 mil, conforme determinado pelo procurador da República Lucas Horta.
A ação foi motivada por denúncias sobre a circulação descontrolada de jet skis na Praia de Antunes. Durante a apuração, o MPF contou com informações do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), da Capitania dos Portos e da própria prefeitura, que reconheceu os problemas e a urgência da situação.
Além da Praia de Antunes, outras áreas impactadas pela circulação irregular de embarcações são as praias de São Bento, do Centro, da Ponta de Mangue, da Barra Grande, da Bruna e da Peroba. A situação tem colocado em risco moradores, turistas e espécies da fauna local.
Até o momento, a Prefeitura de Maragogi não se pronunciou sobre a ação.
Últimas Notícias

Polícia Civil investiga achado de dois corpos em cova rasa na zona rural de Rio Largo

Alfredo Gaspar transforma experiência na segurança pública e combate ao crime em projetos de lei no Congresso

Polícia identifica suspeito de assaltar ótica em Arapiraca

PF apreende R$ 65 mil em eletrônicos não declarados no Aeroporto Zumbi dos Palmares

FPI atua para combater trabalho análogo à escravidão em pedreiras no Sertão alagoano
Vídeos mais vistos

Morte em churrascaria de Arapiraca

Arapiraca tem uma rua chamada 'Super Nintendo'?

Inauguração do Centro de Educação Infantil Leônia Fontes

Festa termina com jovem morta e dois feridos no Agreste alagoano
