Justiça condena faculdades por cursos irregulares em Alagoas; ex-alunos terão direito a indenização

Cinco faculdades foram condenadas pela Justiça Federal por ofertarem, de forma fraudulenta, cursos de Pedagogia e Teologia no município de São Miguel dos Campos, interior de Alagoas. As instituições prometiam diplomas válidos, mas nunca tiveram autorização do Ministério da Educação (MEC).
De acordo com a sentença da 13ª Vara Federal de Alagoas, os cursos eram oferecidos presencialmente desde 2014. Apesar das promessas, os diplomas reconhecidos pelo MEC jamais foram entregues. Agora, os ex-alunos poderão buscar reparação financeira com o apoio da Defensoria Pública da União (DPU).
A decisão judicial determina que as faculdades ressarçam os estudantes por todos os valores pagos em mensalidades, taxas e matrículas. Além disso, cada aluno deverá receber R$ 10 mil por danos morais.
Segundo a Justiça, as instituições envolvidas trocaram sucessivamente de nomes e registros, o que dificultava a identificação da entidade responsável pela certificação. Aos alunos, essas mudanças eram justificadas por supostos “problemas fiscais”, acompanhadas da promessa de que o curso era regular e com diploma garantido. No entanto, o MEC confirmou que não havia qualquer autorização válida para funcionamento.
A sentença ressalta que os estudantes “foram ludibriados com propagandas enganosas, haja vista que passaram a frequentar a instituição e assistir assiduamente às aulas no intuito de obter, ao fim, o tal sonhado diploma”.
As faculdades mencionadas na decisão já haviam perdido seus credenciamentos junto ao MEC por infrações semelhantes em outras localidades.
Como solicitar a devolução dos valores
Os alunos prejudicados devem procurar a Defensoria Pública da União, em Maceió, para dar início ao processo de liquidação individual da sentença. Para isso, é necessário apresentar documentos que comprovem o vínculo com as instituições, como contratos, históricos escolares, certificados de conclusão e comprovantes de pagamento.
O atendimento é gratuito e realizado presencialmente na sede da DPU, localizada na Rua Jangadeiros Alagoanos, nº 1481, bairro Pajuçara, CEP 57030-000, em Maceió (AL), de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (82) 3194-2300 ou pelo WhatsApp (82) 9.9131-0003.
Últimas Notícias

SMTT Arapiraca celebra Semana do Motociclista com ações educativas para prevenções de sinistros

Mulher denuncia que morangos do amor foram furtados por motociclista de aplicativo

Mimin do Gado, Raelson Rocha e Arreio de Ouro comandam shows da 21ª Cavalgada Padre Cícero, em Lagoa da Canoa

Jovem atleta de Fut7 morre ao ser atingido por carro em Maceió; namorada fica ferida

Jovem morre baleado após ter sido vítima de assalto na parte alta de Maceió
Vídeos mais vistos

Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca

Festa termina com jovem morta e dois feridos no Agreste alagoano

Morte em churrascaria de Arapiraca

Entrega de vans e assinatura de ordem de serviço em Arapiraca
