Capturas de animais em via pública é realizada pela Unidade de Controle de Zoonoses em Maceió; veja como solicitar

Além de atuar diretamente na prevenção e controle das doenças transmitidas do animal ao homem, a Unidade de Controle de Zoonoses (UVZ) tem trabalhado constantemente para prevenir os riscos à saúde de pessoas e animais também nas vias públicas, por meio do recolhimento de animais de grande porte nas ruas da capital alagoana.
Com o serviço, disponível para a população, de segunda a sexta-feira, das 7h às 22h, e aos sábados e domingos, das 7h às 16h, a UVZ atende aos chamados em qualquer área do município onde haja animais de grande porte ou de apoio, como cavalos, burros e jumentos, soltos pela vias ou em situação de abandono.
“O recolhimento desses animais é uma atribuição definida para a UVZ na Lei Municipal nº 5.318/2003 e visa, além de resguardar o bem-estar animal, prevenir a transmissão de zoonoses e evitar acidentes que possam acarretar danos graves à população”, explica o chefe especial da UVZ, Mailan Maia.
Maia, que é médico-veterinário, esclarece que o trabalho da unidade não se resume apenas ao recolhimento do animal. Cada um deles, ao ser resgatado e levado às instalações da UVZ, tem sua condição física avaliada pela equipe técnica de médicos-veterinários e zootecnistas, são abrigados e alimentados com ração e feno de qualidade. Ao final, ainda são microchipados, facilitando a identificação dos responsáveis em casos de reincidência.
“Após o recolhimento, providenciamos todos os cuidados necessários. Caso seja o primeiro resgate e o responsável queira recuperar o animal, ele paga as taxas definidas pela lei e faz a retirada, desde que não haja agravantes, a exemplo de maus-tratos ou tenha causado acidentes”, disse o chefe especial da UVZ.
Nas situações em que ocorre a perda de tutela ou ausência de procura do animal pelo responsável, eles são encaminhados para adoção ou doação. Para esses casos, a unidade dispõe de uma lista de espera, onde os interessados podem se cadastrar e, havendo disponibilidade de um animal, essas pessoas são captadas e a transferência é realizada.
Tanto a captura de animais de grande porte vivos, errantes ou abandonados, quanto a inclusão no cadastro para adoção destes, podem ser solicitados à UVZ de Maceió através do WhatsApp (82) 98882-8240. O atendimento funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 22h, e aos sábados e domingos, das 7h às 16h.
Já o recolhimento de animais em óbito nas vias ou áreas públicas, é realizado pela Autarquia Municipal de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana - ALURB, por meio do contato (82) 98802-4834.
Últimas Notícias

Mulher morre e homem fica em estado grave após misterioso incidente dentro de carro, em Igaci

Caminhão de Rionegro e Solimões se envolve em grave acidente na BR-369

Superação, música e boas energias marcam a 1º Corrida Laranja do Supermercado São Luiz, em Arapiraca

Personalidades da música e da cultura brasileira prestam homenagens a Hermeto Pascoal

Emprega Mais Alagoas certifica 200 trabalhadores em Chã Preta
Vídeos mais vistos

Festa termina com jovem morta e dois feridos no Agreste alagoano

Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca

Morte em churrascaria de Arapiraca

Arapiraca tem uma rua chamada 'Super Nintendo'?
