Planos de saúde antigos terão reajuste de até 7,16% em 2025

A ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) aprovou os percentuais máximos de reajuste para contratos antigos de planos de saúde vinculados a Termos de Compromisso. Os índices definidos serão aplicados em 2025 e variam entre 6,47% e 7,16%, dependendo da categoria da operadora.
Os termos são acordos criados em 2004 para regular reajustes de contratos antigos aqueles assinados antes de 1998, quando entrou em vigor a lei 9.656, que regulamenta o setor de saúde suplementar no Brasil. Cerca de 400 mil beneficiários ainda possuem contratos sob estes termos.
Para o próximo ano, a ANS determinou um teto de reajuste de 6,47% para operadoras do tipo Medicina de Grupo, que oferecem exclusivamente assistência médica:
- Amil
Também definiu um teto de 7,16% para Seguradoras Especializadas em Saúde, que têm registro na Susep (Superintendência de Seguros Privados):
- Bradesco Saúde- SulAmérica- Itauseg
De acordo com a ANS, os índices resultam da combinação entre a variação da despesa assistencial no período (6,06%) e os fatores adicionais previstos na metodologia do teto (0,39% e 1,04%, respectivamente).
Procuradas por email pela reportagem, as operadoras ainda não responderam qual percentual de reajuste será efetivamente aplicado a seus clientes.
Os acordos foram firmados também com as operadoras Golden Coss e Porto Seguro, mas a ANS diz que tais contratos não estão mais vigentes.
A comercialização dos planos sob os Termos de Compromisso não é mais permitida e, segundo a agência reguladora, o número de beneficiários diminui gradualmente. Na época, o objetivo dos acordos foi garantir previsibilidade e transparência aos reajustes, que antes teriam cláusulas ambíguas.
"A decisão da ANS assegura tratamento isonômico entre os contratos, previsibilidade na aplicação dos reajustes e segurança jurídica para todas as partes envolvidas. A medida também reforça a coerência técnica da política de reajustes da agência, promovendo alinhamento entre os contratos antigos e a sistemática vigente para os planos regulamentados", afirma.
Últimas Notícias

SMTT Arapiraca celebra Semana do Motociclista com ações educativas para prevenções de sinistros

Mulher denuncia que morangos do amor foram furtados por motociclista de aplicativo

Mimin do Gado, Raelson Rocha e Arreio de Ouro comandam shows da 21ª Cavalgada Padre Cícero, em Lagoa da Canoa

Jovem atleta de Fut7 morre ao ser atingido por carro em Maceió; namorada fica ferida

Jovem morre baleado após ter sido vítima de assalto na parte alta de Maceió
Vídeos mais vistos

Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca

Festa termina com jovem morta e dois feridos no Agreste alagoano

Morte em churrascaria de Arapiraca

Entrega de vans e assinatura de ordem de serviço em Arapiraca
